Baiona – Espanha

Viagem realizada dia 14/08/2009

Baiona (ou Bayona em espanhol) é uma das cidades históricas da província de Pontevedra - Galícia. O município de Baiona está cerca de 20km de distância de Vigo, ponto de referência para quem deseja chegar a essa bela cidade do litoral sul galego.

Baiona

Baiona é uma cidade que tem um grande apelo turístico no verão devido a suas belas praias, mas ao visitar a cidade logo se percebe que ela não se resume a apenas praias mas também possui um belo centro histórico, uma fortaleza em ótimo estado de conservação, um passeio marítimo belíssimo, miradores incríveis, etc. Isso tudo ainda é acrescentado a uma bela infra-estrutura para receber o turismo e também ao fato de Baiona ser um dos pontos de partida/chegada para as famosas Ilhas Cíes.

O que visitar em Baiona?

Centro Antigo

O Centro Histórico de Baiona é o que todo mundo espera encontrar de uma cidade histórica galega: casas de pedras ou granito, templos e igrejas seculares, cruzeiros e fontes nas praças, ruas estreitas de pedra, e  tudo isso gera um conjunto histórico dos mais harmoniosos e bem cuidados da Galícia.

CruzeiroIgreja de Santa Maria da Baiona

Durante a visita ao centro antigo, não deixe de ver o Cruzeiro da Santíssima Trindade, o Santuário de Santa Liberata e a Igreja de Santa Maria da Baiona (foto acima).

Fortaleza de Monte Real

A Fortaleza de Monte Real foi construída devido as desavenças entre os Reis de Portugal e da Espanha e apesar de documentos indicarem que suas muralhas tenham sido levantadas até 1333, indícios indicam que o castelo já existia desde o século X.

Fortaleza de Monte Real

Atualmente a fortaleza foi transformada em uma pousada mas ainda sim está aberta a visitação durante todo ano (a entrada custa apenas 2 euros). O Ponto de Informações Turísticas possui uma rota com diversos pontos de interesse ao visitante que queira desbravar toda a fortaleza e que tem uma duração estimada de 1h 30min.

Jardins no entorno da Fortaleza de Monte Real Monumento encontro entre 2 mundos

Paseio Marítimo

O Paseio Marítimo de Baiona é uma zona para pedestre de mais de 3 km que percorre toda a área costeira da cidade.  Ao longo do Paseio se observa belas vistas da área pesqueira, da marina e seus barcos, e das lindas praias de Baiona.

Marina

O Paseio é muito bem cuidado, arborizado ao longo de toda sua extensão, e ainda conta com uma ciclovia. Do outro lado do Paseio Marítimo, encontra-se uma longa avenida comercial onde se encontram diversos restaurantes, bares, hotéis, lojas, etc.

Bandeiras próximas a Marina

Calçadão da Praia

Nas proximidades da Fortaleza de Monte Real, o Paseio nos contempla com várias bandeiras hasteadas de todos os países da América, por ordem alfabética, para simbolizar o descobrimento da América. Na foto acima pode-se ver a nossa bela bandeira brasileira marcando presença em solo galego.

Praias

Baiona possui distintas praias mas todas possuem um fator comum: a beleza!

A Praia da Ribeira (foto abaixo) é a mais bonita pois, além de possuir um mar deslumbrante, é nela que se tem as melhores vistas da Fortaleza, da cidade e da sua Marina.

Praia da Ribeira com a Fortaleza de Monte Real ao fundo

Depois da Ribeira, a praia mais freqüentada de Baiona é a Praia da Concheira. Essa praia é distinta da Ribeira pois a faixa de areia é bem pequena e o que se destaca nessa praia são as pedras (foto abaixo à direita) .

Praia

Praia da Concheira

Além dessas 2 praias, existem também outras 2 praias em Baiona. Uma delas é a Praia dos Frades que é a menor de todas e a mais escondida e possui um estilo parecido com a da Concheira pois sua paisagem é tomada por pedras. A outra é a Praia da Barbeira que é bastante similar a Praia da Ribeira.

Paseo de Monte Boi

O Paseo de Monte Boi é o caminho mais apropriado para apreciar e observar os confins marítimos de Baiona. Circunda grande parte da base da Fortaleza, num percurso de quase 2 km que se inicia na Praia da Concheira e termina na Torre do Relógio da Fortaleza.

Paseo de Monte Boi

O Paseo foi inaugurado no dia 20 de Janeiro de 1995. Ele possui terreno firme de terra e vários lances cercados por escadas de pedra e granito, materiais predominantes na decoração de todo o passeio. O caminho está repleto de belas vistas das Praias da Concheira, Os Frades e Barbeira, as ilhas Estelas e Cíes, Monteferro, Panxón e a Praia América.

Vista desde o Paseo de Monte BoiVista desde o Paseo de Monte Boi

Virgen de la Roca

Monumento em granito construído pelo arquiteto galego Antonio Palacios. A obra foi inaugurada em 1930, tem 15 metros de altura e representa a Virgem segurando em sua mão direita um barco que serve como mirador ao qual é possível chegar por uma escada (paga-se uma pequena quantia para acessar esse mirador). O rosto e as mãos da Virgem são de mármore branco, esculpidas pelo escultor Ángel García Díez, e a sua coroa foi elaborada em porcelana.

Virgen de la Roca vista de trás

O monumento fica um pouco mais distante do centro mas vale muito a pena se sacrificar um pouquinho para chegar até a região pois, além do monumento ser incrível, as vistas que se têm desde o alto das pedras onde se encontra a Virgen de la Roca são espetaculares. Além do mais, junto ao monumento também foi criado um parque recreativo de grande superfície, dotado de uma Vía Crucis, bancos e mesas de pedra que são simplesmente perfeitos para um piquenique.

Vista desde a Virgen de la Roca Virgen de la Roca de frente

Como chegar em Baiona?

Ônibus

A empresa ATSA possui uma frota de ônibus com linhas que fazem o trajeto Vigo-Baiona-Vigo regularmente. A freqüência no inverno é de geralmente 30min enquanto no verão costuma ser de 15min.

O ônibus para em diversos pontos durante o percurso sendo que geralmente (mas não sempre!) existe uma placa com o nome ATSA indicando que ali é um ponto de parada. Além disso, também é possível pegar o ônibus na rodoviária de Vigo. O pagamento é realizado diretamente com o motorista (pouco mais de 2 euros por trajeto).

Vale ressaltar também que o ônibus Vigo-Baiona-Vigo possui diversas freqüências mas o percurso nem sempre é o mesmo, podendo cada linhas passar ou por Nigran, ou por Panxon, ou por Camos, etc. Mas o importante é que todos chegam e te levam ao mesmo lugar.

Devido ao grande número de paradas e ao fato do motorista também trabalhar como cobrador, a viagem leva em torno de 1h.

Carro

A partir de Vigo existem 2 opções de trajeto:

  • Carretera de Camposancos (PO-552):
    • Essa será a sua opção caso deseje o caminho mais curto (menos de 20km) e não queira gastar com pedágio.
  • Autopista do Val Miñor (AG-57):
    • Essa será a sua opção caso deseje acelerar já que é uma estrada (limite de velocidade permitida maior). No entanto, o caminho é mais longo (mais de 30km) e possui pedágio.

Quer mais informações?

Acesse o site dedicado ao turismo de Baiona e lá você encontrará diversas informações como local e horário  do Ponto de Informações Turísticas da cidade além de materiais informativos como inclusive um arquivo com Rotas de Interesses para você descobrir a cidade em diversos idiomas (inclusive em português).

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Leny Eiro disse...

Sou eu de novo, Leny Eiró, meu primo Pepe, mora em Baiona, é muito agradavel este lugar.
Parabens mais uma vez. Adorei!!!

José Luiz Gonzalez disse...

Oi Leny!

Baiona é um lugar incrível! Na minha opinião, um dos melhores lugares a se visitar na Galícia e que pouquíssimas pessoas conhecem!

Obrigado mais uma vez pelo comentário!

Abraço!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...