Vigo - Espanha

Viagem realizada no dia 21/08/2009

Vigo é uma cidade galega localizada na província de Pontevedra. Apesar de não ser capital de província, Vigo é a cidade mais populosa da Galícia devido a presença de uma forte indústria automobilística, além de contar com um porto que é ponto de parada tanto para navios de cargas quanto para cruzeiros.

Vigo

O que visitar em Vigo?

Centro Histórico

O Centro Histórico de Vigo se destaca pela predominância de pedras tanto nas construções quanto nas ruas, característica encontrada em praticamente toda Galícia.

Ponto inicial de qualquer turista que chega a Vigo, o Mercado da Pedra (fotos abaixo) é um local onde se concentram de um lado diversas lojas de souvenir enquanto de outro lado ficam bares e restaurantes especializados em frutos do mar. A grande atração do local são as ostreiras (foto abaixo à esquerda) que possuem uma habilidade incrível para abrir ostras fresquinhas para serem degustadas pelos clientes.

Ostreira Mercado da Pedra

Bem próximo da Pedra se encontra a Concatedral de Santa Maria (foto abaixo à direita). Essa igreja foi construída no início do século XIX e é o templo neoclássico mais importante da cidade, abrigando em seu interior o Cristo de la Victoria.

Outro ponto de interesse no Centro Histórico é a Plaza de la Constitución (foto abaixo à esquerda). Essa praça tem uma grande importância na história da cidade pois foi palco de todos os acontecimentos relevantes do passado de Vigo. Ela já foi chamada de Plaza Real e de Plaza de la Villa e atualmente, é considerada a Praza Maior da cidade, rodeada de diversos pórticos e contando com a presença de vários bares e restaurantes.

Plaza de la ConstituciónConcatedral de Santa Maria

Próximo da Plaza de la Constitución se encontra o marco zero da cidade: El Sireno (foto abaixo à direita). Esse monumento está situado na Puerta del Sol e é uma representação de um ser metade homem metade peixe que foi concebido pelo escultor Francisco Leiro.

Nas proximidades do Sireno inicia-se a Rua Príncipe (foto abaixo à esquerda). Essa rua é voltada para os pedestres e tem como principal finalidade atrair pessoas para atividades de ócio e comércio.

Rua PrincipeO Sireno

Monte do Castro

O Monte do Castro é um parque situado no centro da cidade de Vigo e que conta com uma grande diversidade de árvores e flores, além de incríveis mirantes para apreciar belas vistas da cidade e da baía de Vigo.

Vista do Monte Castro desde a Avenida das Camelias

No interior do Monte do Castro pode-se apreciar os restos da Fortaleza de San Sebastián (fotos abaixo). Essa fortaleza é datada do século XVII e, junto com o Castelo do Castro e as muralhas que cercavam a cidade antiga, formavam um grande complexo que tinha o objetivo de proteger a cidade de invasores.

Canhão na entrada da Fortaleza de San SebastiánFortaleza de San Sebastián

Ao caminhar pelo Monte do Castro, o visitante se deparará com algumas belas obras artísticas como a Escultura das Âncoras (foto abaixo à esquerda). Esse monumento é constituído por âncoras e canhões que foram recuperadas de navios que foram afundados na Batalha de Rande que ocorreu na baía de Vigo no ano de 1702.

Além do monumento das Âncoras, o Monte do Castro nos presenteia com outras obras como o Monumento a Martín Codax em homenagem ao trovador medieval galego, além de diversos cruzeiros como o da foto abaixo à direita.

Monumento Âncoras Cruzeiro

Mas sem dúvida alguma o ponto alto da visita ao Monte do Castro é contemplar o belo jardim que se encontra no topo do Monte (foto abaixo). Esse jardim é rodeado pelos restos das muralhas do Castro e possui em seu centro um lago artificial contendo uma escultura conhecida como Monumento a Vigo. Esse monumento mostra um barco que avança com 3 atletas segurando ao alto o escudo da cidade, representando o progresso que virá com a união do povo de Vigo.

Jardim no topo do Monte Castro

Ao lado do jardim se encontram os mirantes do Monte do Castro desde o qual é possível obter vistas impressionantes da cidade de Vigo desde o alto. Na foto abaixo pode-se ver ao lado esquerdo uma parte da cidade e do porto de Vigo, ao lado direito e centro pode-se ver após o mar a vista da cidade de Cangas e na junção da Baía de Vigo com o Atlântico dá para ver ao longe o contorno das famosas Ilhas Cíes.

Vista panorâmica desde o Mirante do Monte Castro

Passeio Marítimo

O Passeio Marítimo de Vigo é uma região com diversos atrativos para ócio tanto da população local quanto dos turistas. O Passeio possui um amplo espaço para que as pessoas que transitem no local possam admirar as belezas da baía de Vigo com tranqüilidade e segurança como pode ser visto na figura abaixo.

Paseo Maritimo

Uma das atrações no entorno marítimo de Vigo são as diversas esculturas de bronze conhecidas como El Nadador (foto abaixo à esquerda). Essas obras são representações de nadadores que mergulham no cimento das ruas da cidade de Vigo feitas pelo escultor Francisco Leiro.

Outra opção de passeio no local é o centro comercial A Laxe que pode ser visto atrás da escultura do Nadador. Esse Centro Comercial está localizado no exato local de embarque e desembarque dos passageiros dos cruzeiro que aportam em Vigo e conta como principal atração a MegaStore de eletrônicos Media Markt.

El nadadorJardim de Las Avenidas

Ao lado do Passeio Marítimo de madeira se encontra o Jardim de Las Avenidas (foto acima à direita). Esse jardim é um local bastante agradável para retomar o fôlego após uma caminhada ao longo do Passeio Marítimo e conta com diversas esculturas como o Monumento a Elduayen e o Monumento a la Mujer.

Outra atração do Passeio Marítimo é a Marina (foto abaixo) na qual pode-se observar uma grande concentração de barcos e lanchas que são utilizados tanto para práticas de atividades esportivas quanto para passeios pela baía de Vigo.

Marina

Além dos locais já citados, outro atrativo no Passeio Marítimo é visitar o Porto da cidade o qual funciona tanto para o transporte de cargas quanto para o turismo de cruzeiros. Além disso, próximo a região da Laxe se encontram diversos postos que vendem bilhetes de transporte marítimo para os interessados em visitar regiões próximas a Vigo como a cidade de Cangas, Moaña e as famosas Ilhas Cíes.

Outros pontos de interesse

Vigo é uma cidade que oferece muitos outros atrativos além daqueles mostrados até esse momento, no entanto nenhum deles é impactante o suficiente para ser mostrado em um tópico específico, mas também merecem um destaque dentro desse relato sobre a cidade e por esse motivo foi criado esse tópico.

Um desses pontos é a Plaza de España com seu famoso monumento Los Caballos (foto abaixo à esquerda). Essa escultura de 5 cavalos subindo uma estrutura espiral foi feita em bronze, pesa 40 toneladas e alcança 18 metros de altura. Esse monumento é uma homenagem aos cavalos selvagens que habitavam o Monte do Castro mas que hoje apenas existem em alguns poucos vilarejos no interior.

Los Caballos na Plaza de España Gran Vía

A Plaza de España fica localizada numa posição estratégica pois é onde começa/termina a estrada de entrada/saída a Vigo e a principal avenida que corta a cidade, a Gran Vía (foto acima à direita). A Gran Via conta com diversos centros comerciais como o El Corte Inglés e o Centro Comercial Gran Vía, além de ser a principal via de comunicação de Vigo.

Outro ponto que vale a pena visitar é o parque La Alameda que fica na Plaza de Compostela (fotos abaixo). Próxima a região do porto, essa praça foi o primeiro jardim público urbano da cidade de Vigo e hoje em dia conta com árvores centenárias, com destaque para camélias e magnólias, além de uma bela fonte central e diversas esculturas espalhadas ao longo do parque.

La Alameda: Plaza de Compostela La Alameda: Plaza de Compostela

Como chegar em Vigo?

Avião

Vigo conta com um aeroporto internacional a 10 km do centro da cidade mas que ainda possui poucas opções de destinos em sua malha aérea (ou seja, ainda não foi invadida por nenhuma companhia de baixo custo como Ryanair e EasyJet).

De todo modo, o Aeroporto Peinador é a melhor opção para os que desejam chegar a Vigo de forma rápida a partir de destinos mais distantes.

Trem

Vigo é um dos pontos de referência de trens regionais da Galícia e portanto possui uma ampla comunicação com diversas cidades e vilarejos (pueblos) galegos.

Existem 3 linhas principais que tem como ponto extremo a cidade de Vigo:

  • Vigo – Santiago de Compostela – A Coruña
  • Vigo – Ourense – Monforte de Lemos
  • Vigo – Tui

Trem Regional na Estação de VigoCreative Commons License Crédito:FreeCat

Além disso, existem trens que saem das principais cidades espanholas que chegam a cidade de Vigo além da linha que liga a cidade de Vigo até a cidade do Porto no norte de Portugal.

Ônibus

Vigo conta com uma rodoviária que possui diversas opções de destinos para várias cidades do interior da Galícia e outras cidades importantes da Espanha e inclusive da Europa.

As principais companhias são:

  • Alsa: possui diversas rotas ligando Vigo a cidades como Madrid, Oviedo, Bilbao, Sevilla, Salamanca, etc.
  • Atsa: possui rotas ligando Vigo a Baiona, Ningrán, Panxón, A Guarda, Tui, etc.
  • Auto-res: possui rotas ligando Vigo a capital espanhola.
  • Monbus/Castromil: possui rotas ligando Vigo as principais cidades galegas como Lalin, Pontevedra, Ourense e Santiago de Compostela.

Quer mais informações?

O site dedicado ao turismo de Vigo contém diversas informações a respeito da cidade como onde se hospedar, onde comer, como se locomover, locais onde se encontram pontos de informação turística, guias de ócio da cidade, entre outras diversas informações detalhadas a respeito de Vigo.

Um material interessante disponível no site oficial de turismo de Vigo é um folheto com rotas para conhecer a cidade com explicações detalhadas (em espanhol e inglês) de cada ponto importante da rota. Ao todo são 3 rotas que podem ser baixadas em formato PDF:

Além do site oficial, também vale a pena visitar o site de Turismo da Galícia que entre diversas dicas, disponibiliza um folheto sobre a cidade de Vigo em português.

Comentários
21 Comentários

21 comentários:

Mari Campos - Pelo Mundo disse...

Que bom que o Riq linkou seu blog!!! Ando justamente pesquisando tudo sobre a Galicia porque quero fugir uns diazinhos pra la na minha incursao espanhola desse ano. Os posts estao lindos! O azul do ceu nas fotos, entao, nem se fala... ;) Parabens!

Anônimo disse...

O céu está incrível nas fotos, ainda mais numa cidade entre as mais chuvosas da Europa.

José Luiz Gonzalez disse...

Que bom que vc gostou Mari!!
A Galícia é um ótimo lugar para conhecer na Espanha, principalmente no verão pois não chove muito (como é costume no resto do ano nessa região) e ainda por cima não faz aquele calor infernal encontrado em outras partes da Espanha como Madrid, Andaluzia, etc...
Bjos!

José Luiz Gonzalez disse...

Pois é Anônimo, eu tive sorte em ter pego um dia tão bonito quanto se vê nas fotos!

Mas saiba que em Julho/Agosto não costuma chover tanto assim na Galícia (aliás, acho que nas 4 semanas que passei lá devo ter pego no máximo alguns minutos com chuva... jamais "perdi" um dia por causa da chuva)

Carmem Silvia disse...

Muito bom o seu roteiro.
Já estive em Vigo e conheci alguns dos pontos que você cita.
Pretendo voltar. Quando isso acontecer, levarei comigo suas informações.
Obrigada!

José Luiz Gonzalez disse...

Oi Carmen!
Fico feliz em saber que você gostou do roteiro.
Apesar de várias ruas de Vigo estarem em obras quando estive lá, a cidade é muito agradável, além de ser um ótimo ponto de parada para quem deseja desbravar a Galícia.
Bjos!

Anônimo disse...

Ah, valeu, você foi minha salvação!!! Estou escrevendo uma fic num site de fanfctions e eu precisava MESMO saber sobre Vigo.
Agradeço de novo.
(adorei as fotos)

Unknown disse...

Gostaria de saber se eu ficar hospedada em Vigo, quais cidades ficam proximas para que eu possa conhece-las.

Adriana

José Luiz Gonzalez disse...

Oi Adriana,

Olha, existem várias possibilidades de day-trip a partir de Vigo.

Se for verão, meu top seria visitar as Ilhas Cíes e a cidade de Baiona.

Se for inverno, daria preferência para Tui/Valença e para Pontevedra.

Mas se você tiver tempo de sobra, visite todas as cidades que eu disse e tb vale muito a pena conhecer Santiago de Compostela independente da época do ano (fica a menos de 100 km de Vigo)

Abraço!

Anônimo disse...

Olá! Você acha muito puxado sair de Porto de manhã, passear em Vigo, conhecer o centro Historico de Santiago de Compostela e voltar para dormir em Porto? Seria melhor durmir no meio do caminho? O que você faria? Minha viagem é em Maio/Junho! Abraços e obrigada!

José Luiz Gonzalez disse...

Olha, eu sou contra a esse maraturismo todo que você descreve...

Eu acharia melhor você passar o primeiro dia em Vigo e depois passar o outro dia em Santiago... sinceramente eu acho que Vigo tem mais a oferecer que Santiago, mas é legal também passar uma noite em Santiago pra ver a Catedral iluminada...

Abraço e boa viagem :)

Anônimo disse...

Adorei o seu blog..
Vou a Vigo por esses dias e estava a procura de alguns lugares para visitar e achei aqui!
O Monte Castro com certeza é um lugar a não deixar de visitar!
Obrigada pelas dicas..

Leny Eiró disse...

Que legal ter achado o seu blog, voce descreve muito bem os lugares, adorei o de Ourence, meu pai é de lá, eu já nasci aqui em Brasilia. E minha mãe de Monforte de Lemos - Lugo. Meu nome é Leny, voce tá de parabéns. Ah, tenho primos que moram em Vigo. Beijão

José Luiz Gonzalez disse...

Oi Leny!

Fico feliz que você gostou do Blog e obrigado por ter deixado seu comentário!

Meu pai também é da Galícia e também tenho primos que moram em Vigo... aliás, pelo jeito tem muito brasileiro com parentes galegos né?

Abraço!

Unknown disse...

jose vou ficar uns dias em porto e vou alugar um carro por la exite burocracia se for de carro ate vigo?

Abu disse...

Oi tudo bom ? !
Só pra esclarecer. É óbvio que em Vigo (assim como em todo o restante da Galicia) se fala o idioma galego,ok ?
Pesquisei e vi que há mais semelhanças pro português do que o próprio espanhol.
Isso quer dizer que é possível um brasileiro passear lá sem se preocupar com a linguística? Não ter que gastar com intérprete ?

José Luiz Gonzalez disse...

Oi Abu!
Olha, eu acho desnecessário pois o idioma espanhol já é facilmente compreendido pelos brasileiros desde que se fale devagar. E o galego na escrita pelo menos é ainda mais próximo do português.
Enfim, tá cheio de brasileiro que não fala nada de espanhol por toda a América Latina (vide Buenos Aires, Bariloche e Santiago do Chile que é lotado de turistas brasileiros) e eles se viram com o portunhol, não será na Galícia que você não conseguirá se virar!

Unknown disse...

Adorei as fotos da cidade, mas poderia me dizer como é morar aí, para ir aposentada?

Unknown disse...

Olá José Luiz, adorei a reportagem, mas como é morar em Vigo, tem boa infraestrutura? Estou pensando em ir assim que me aposentar!

Maria Eugênia de M. Guerra Vieira disse...

Meus ascendentes por parte de pai são de Vigo.Farei o Caminho de Santiago em abril/maio próximo. Se eu não usar os dois dias que coloquei a mais pretendo ir à Vigo.Agora vendo o seu post estou com mais vontade ainda de ir.Obrigada

DEBORA ABELHINHA disse...

Bom dia! Vc teve contato com brasileiros que moram lá? Pretendo me mudar pra Vigo com meus filhos.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...