Lagos Fagnano e Escondido – Ushuaia

Passeio realizado no dia 30/11/2010

A visita aos Lagos Fagnano e Escondido acabou sendo a escolha do último passeio a ser realizado na cidade de Ushuaia.

Apesar do passeio ser conhecido pelos lagos, todas as excursões incluem mais atrativos como uma visita ao Valle Carbajal, uma parada em algum Centro Invernal independente da época do ano e termina com um belo almoço às margens do lago.

Valle Carbajal

Primeira parada da excursão, o mirante do Valle Carbajal está localizado ao lado da Ruta Nacional nº 3, também conhecida por ser o trecho final da rodovia panamericana.

A vista que se tem do mirante é dominada por várias montanhas com seus picos nevados e um grande turbal cercado por bosques.

Nesse mirante existem algumas placas informativas que ajudam o turista a conhecer um pouco sobre a vegetação, a fauna e a geologia do Valle Carbajal. Uma curiosidade informada em uma dessas placas é que esse vale era um pequeno glaciar há milhares de anos atrás, assim como o Estreito de Magalhães, o Canal de Beagle e o Lago Fagnano.

Valle Carbajal

Centro Invernal Valle de Lobos

Após a parada no Mirante do Valle Carbajal, a excursão segue viagem e o próximo destino é o Valle de Lobos.

Devido a sua posição geográfica privilegiada, esse centro invernal permanece com neve durante todo o inverno e, dessa forma, sua principal atração é o passeio de trenó puxado pelos cães da raça Husky Siberiano.

Valle de Lobos

Husky Siberiano

No entanto, como o passeio foi realizado no fim da primavera, a excursão para no Valle de Lobos apenas para que os turistas conheçam o local, tomem um café enquanto assistem um vídeo que mostra os cães puxando os trenós durante o inverno e também para que vejam os cães que são o principal ganha-pão do Valle de Lobos.

Lago Escondido

Terceira parada do passeio, o Paso Garibaldi é mais um mirante a beira da estrada.

Paso Garibaldi

Nesse mirante é possível observar o Lago Escondido em primeiro plano, além de uma parte do Lago Fagnano ao fundo.

Localizado a 60 km da cidade de Ushuaia, o Lago Escondido possui esse nome por estar encravado no meio da Cordilheira dos Andes e ser rodeado por bosques.

Apesar do dia bastante nublado e com chuviscos intermitentes, a vista que se contempla desde o Paso Garibaldi faz valer a pena o deslocamento desde Ushuaia.

Lago Escondido

Lago Fagnano

Parada final da excursão, o Lago Fagnano possui quase 100 km de extensão e se localiza na região fronteiriça da Ilha de Tierra del Fuego, sendo que a maior parte pertence a Argentina, enquanto pouco mais de 5% de sua área total está situada em terras chilenas.

Lago Fagnano

Nossa excursão parou no Restaurante Kaiken, localizado às margens do Lago Fagnano, para um almoço típico da região: Cordeiro Patagônico.

Após o almoço, todos tiveram um tempo para caminhar por uma curta trilha localizada no terreno pertencente ao restaurante. Por essa trilha era possível chegar da cabeceira até um local onde se observava toda a grandiosidade do Lago Fagnano.

Lago Fagnano

Como ir aos Lagos?

Esse passeio pode ser realizado de 3 formas:

Ônibus

A maioria dos pacotes turísticos seleciona essa forma de viagem visto que é um passeio que tanto crianças quanto idosos podem realizar sem preocupações.

Nesse passeio, um ônibus com a presença de um guia buscará as pessoas em seus hotéis e as levará para conhecer os pontos turísticos.

Várias agências realizam esse passeio como a Tolkeyen Patagonia.

Ônibus da Tolkeyen Patagonia

Carro

Semelhante ao passeio de ônibus, alugar um carro é perfeito para quem deseja visitar os lagos mas não gosta de ficar preso a excursões de pacotes turísticos. Além disso, alugar um carro sairá mais barato que pagar por uma excursão caso se esteja em grupo.

Off-Road 4x4

Essa é a forma escolhida pela maioria dos mochileiros que visitam Ushuaia e também por aqueles que buscam uma viagem com aventura, na qual não só os pontos turísticos são relevantes, como também o caminho até os locais se tornam atrações durante o passeio.

Ao contrário do passeio de ônibus e carro, em certo ponto da estrada que leva aos lagos, o Land Rover 4x4 sai do asfalto e se enfia no meio dos bosques por um caminho onde a aventura começa pra valer.

Várias agências realizam esse passeio, sendo as mais famosas a Canal Fun e a Nunatak.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Guilherme Tetamanti disse...

Ushuaia é um sonho antigo. Curti o post e as fotos.

Fiz uma lista dos 10 lagos mais incríveis do mundo. Talvez coloque o Fagnano na próxima.

Abraços

José Luiz Gonzalez disse...

Fala Guilherme,

O Fagnano é um lago muito bonito, mas definitivamente não entraria num top 10 de lagos mais incríveis do mundo! Quem sabe num top 10 lagos patagônicos... =)

Abraço!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...