Vigo é uma cidade galega localizada na província de Pontevedra. Apesar de não ser capital de província, Vigo é a cidade mais populosa da Galícia devido a presença de uma forte indústria automobilística, além de contar com um porto que é ponto de parada tanto para navios de cargas quanto para cruzeiros.
O que visitar em Vigo?
Centro Histórico
O Centro Histórico de Vigo se destaca pela predominância de pedras tanto nas construções quanto nas ruas, característica encontrada em praticamente toda Galícia.
Ponto inicial de qualquer turista que chega a Vigo, o Mercado da Pedra (fotos abaixo) é um local onde se concentram de um lado diversas lojas de souvenir enquanto de outro lado ficam bares e restaurantes especializados em frutos do mar. A grande atração do local são as ostreiras (foto abaixo à esquerda) que possuem uma habilidade incrível para abrir ostras fresquinhas para serem degustadas pelos clientes.
Bem próximo da Pedra se encontra a Concatedral de Santa Maria (foto abaixo à direita). Essa igreja foi construída no início do século XIX e é o templo neoclássico mais importante da cidade, abrigando em seu interior o Cristo de la Victoria.
Outro ponto de interesse no Centro Histórico é a Plaza de la Constitución (foto abaixo à esquerda). Essa praça tem uma grande importância na história da cidade pois foi palco de todos os acontecimentos relevantes do passado de Vigo. Ela já foi chamada de Plaza Real e de Plaza de la Villa e atualmente, é considerada a Praza Maior da cidade, rodeada de diversos pórticos e contando com a presença de vários bares e restaurantes.
Próximo da Plaza de la Constitución se encontra o marco zero da cidade: El Sireno (foto abaixo à direita). Esse monumento está situado na Puerta del Sol e é uma representação de um ser metade homem metade peixe que foi concebido pelo escultor Francisco Leiro.
Nas proximidades do Sireno inicia-se a Rua Príncipe (foto abaixo à esquerda). Essa rua é voltada para os pedestres e tem como principal finalidade atrair pessoas para atividades de ócio e comércio.
Monte do Castro
O Monte do Castro é um parque situado no centro da cidade de Vigo e que conta com uma grande diversidade de árvores e flores, além de incríveis mirantes para apreciar belas vistas da cidade e da baía de Vigo.
No interior do Monte do Castro pode-se apreciar os restos da Fortaleza de San Sebastián (fotos abaixo). Essa fortaleza é datada do século XVII e, junto com o Castelo do Castro e as muralhas que cercavam a cidade antiga, formavam um grande complexo que tinha o objetivo de proteger a cidade de invasores.
Ao caminhar pelo Monte do Castro, o visitante se deparará com algumas belas obras artísticas como a Escultura das Âncoras (foto abaixo à esquerda). Esse monumento é constituído por âncoras e canhões que foram recuperadas de navios que foram afundados na Batalha de Rande que ocorreu na baía de Vigo no ano de 1702.
Além do monumento das Âncoras, o Monte do Castro nos presenteia com outras obras como o Monumento a Martín Codax em homenagem ao trovador medieval galego, além de diversos cruzeiros como o da foto abaixo à direita.
Mas sem dúvida alguma o ponto alto da visita ao Monte do Castro é contemplar o belo jardim que se encontra no topo do Monte (foto abaixo). Esse jardim é rodeado pelos restos das muralhas do Castro e possui em seu centro um lago artificial contendo uma escultura conhecida como Monumento a Vigo. Esse monumento mostra um barco que avança com 3 atletas segurando ao alto o escudo da cidade, representando o progresso que virá com a união do povo de Vigo.
Ao lado do jardim se encontram os mirantes do Monte do Castro desde o qual é possível obter vistas impressionantes da cidade de Vigo desde o alto. Na foto abaixo pode-se ver ao lado esquerdo uma parte da cidade e do porto de Vigo, ao lado direito e centro pode-se ver após o mar a vista da cidade de Cangas e na junção da Baía de Vigo com o Atlântico dá para ver ao longe o contorno das famosas Ilhas Cíes.
Passeio Marítimo
O Passeio Marítimo de Vigo é uma região com diversos atrativos para ócio tanto da população local quanto dos turistas. O Passeio possui um amplo espaço para que as pessoas que transitem no local possam admirar as belezas da baía de Vigo com tranqüilidade e segurança como pode ser visto na figura abaixo.
Uma das atrações no entorno marítimo de Vigo são as diversas esculturas de bronze conhecidas como El Nadador (foto abaixo à esquerda). Essas obras são representações de nadadores que mergulham no cimento das ruas da cidade de Vigo feitas pelo escultor Francisco Leiro.
Outra opção de passeio no local é o centro comercial A Laxe que pode ser visto atrás da escultura do Nadador. Esse Centro Comercial está localizado no exato local de embarque e desembarque dos passageiros dos cruzeiro que aportam em Vigo e conta como principal atração a MegaStore de eletrônicos Media Markt.
Ao lado do Passeio Marítimo de madeira se encontra o Jardim de Las Avenidas (foto acima à direita). Esse jardim é um local bastante agradável para retomar o fôlego após uma caminhada ao longo do Passeio Marítimo e conta com diversas esculturas como o Monumento a Elduayen e o Monumento a la Mujer.
Outra atração do Passeio Marítimo é a Marina (foto abaixo) na qual pode-se observar uma grande concentração de barcos e lanchas que são utilizados tanto para práticas de atividades esportivas quanto para passeios pela baía de Vigo.
Além dos locais já citados, outro atrativo no Passeio Marítimo é visitar o Porto da cidade o qual funciona tanto para o transporte de cargas quanto para o turismo de cruzeiros. Além disso, próximo a região da Laxe se encontram diversos postos que vendem bilhetes de transporte marítimo para os interessados em visitar regiões próximas a Vigo como a cidade de Cangas, Moaña e as famosas Ilhas Cíes.
Outros pontos de interesse
Vigo é uma cidade que oferece muitos outros atrativos além daqueles mostrados até esse momento, no entanto nenhum deles é impactante o suficiente para ser mostrado em um tópico específico, mas também merecem um destaque dentro desse relato sobre a cidade e por esse motivo foi criado esse tópico.
Um desses pontos é a Plaza de España com seu famoso monumento Los Caballos (foto abaixo à esquerda). Essa escultura de 5 cavalos subindo uma estrutura espiral foi feita em bronze, pesa 40 toneladas e alcança 18 metros de altura. Esse monumento é uma homenagem aos cavalos selvagens que habitavam o Monte do Castro mas que hoje apenas existem em alguns poucos vilarejos no interior.
A Plaza de España fica localizada numa posição estratégica pois é onde começa/termina a estrada de entrada/saída a Vigo e a principal avenida que corta a cidade, a Gran Vía (foto acima à direita). A Gran Via conta com diversos centros comerciais como o El Corte Inglés e o Centro Comercial Gran Vía, além de ser a principal via de comunicação de Vigo.
Outro ponto que vale a pena visitar é o parque La Alameda que fica na Plaza de Compostela (fotos abaixo). Próxima a região do porto, essa praça foi o primeiro jardim público urbano da cidade de Vigo e hoje em dia conta com árvores centenárias, com destaque para camélias e magnólias, além de uma bela fonte central e diversas esculturas espalhadas ao longo do parque.
Como chegar em Vigo?
Avião
Vigo conta com um aeroporto internacional a 10 km do centro da cidade mas que ainda possui poucas opções de destinos em sua malha aérea (ou seja, ainda não foi invadida por nenhuma companhia de baixo custo como Ryanair e EasyJet).
De todo modo, o Aeroporto Peinador é a melhor opção para os que desejam chegar a Vigo de forma rápida a partir de destinos mais distantes.
Trem
Vigo é um dos pontos de referência de trens regionais da Galícia e portanto possui uma ampla comunicação com diversas cidades e vilarejos (pueblos) galegos.
Existem 3 linhas principais que tem como ponto extremo a cidade de Vigo:
- Vigo – Santiago de Compostela – A Coruña
- Vigo – Ourense – Monforte de Lemos
- Vigo – Tui
Creative Commons License Crédito:FreeCat
Além disso, existem trens que saem das principais cidades espanholas que chegam a cidade de Vigo além da linha que liga a cidade de Vigo até a cidade do Porto no norte de Portugal.
Ônibus
Vigo conta com uma rodoviária que possui diversas opções de destinos para várias cidades do interior da Galícia e outras cidades importantes da Espanha e inclusive da Europa.
As principais companhias são:
- Alsa: possui diversas rotas ligando Vigo a cidades como Madrid, Oviedo, Bilbao, Sevilla, Salamanca, etc.
- Atsa: possui rotas ligando Vigo a Baiona, Ningrán, Panxón, A Guarda, Tui, etc.
- Auto-res: possui rotas ligando Vigo a capital espanhola.
- Monbus/Castromil: possui rotas ligando Vigo as principais cidades galegas como Lalin, Pontevedra, Ourense e Santiago de Compostela.
Quer mais informações?
O site dedicado ao turismo de Vigo contém diversas informações a respeito da cidade como onde se hospedar, onde comer, como se locomover, locais onde se encontram pontos de informação turística, guias de ócio da cidade, entre outras diversas informações detalhadas a respeito de Vigo.
Um material interessante disponível no site oficial de turismo de Vigo é um folheto com rotas para conhecer a cidade com explicações detalhadas (em espanhol e inglês) de cada ponto importante da rota. Ao todo são 3 rotas que podem ser baixadas em formato PDF:
Além do site oficial, também vale a pena visitar o site de Turismo da Galícia que entre diversas dicas, disponibiliza um folheto sobre a cidade de Vigo em português.