Cacupé é um bairro de Florianópolis que está localizado no noroeste da ilha de Santa Catarina e seu curioso nome tem origem no tupi-guarani, cujo significado é verde por trás do morro.
Cacupé possui uma bela praia na qual é possível avistar o lado continental de Florianópolis, o célebre cartão postal da cidade que é a Ponte Hercílio Luz e a famosa Avenida Beira-Mar Norte com seus prédios. Além disso, Cacupé possui um calçadão ao longo da praia que é perfeito para uma caminhada para apreciar de todos os ângulos as belezas do local.
Assim como outros bairros de Floripa, Cacupé está sofrendo um processo de modernização, mas felizmente ainda é bastante presente a cultura açoriana dos primeiros imigrantes que se instalaram na região. Por exemplo, ainda é comum encontrar pescadores trabalhando em seus barcos ao longo da praia e até saindo para pescar e cultivar ostras.
Mas o melhor de Cacupé é o fato de ser uma área que ainda não foi descoberta pelo turismo de massa. Como se pode ver nas fotos, em um dia ensolarado como poucas vezes aconteceu ao longo do mês de março, a praia estava praticamente deserta (só encontrei 1 pessoa estendida na areia e quando ia embora chegou um grupo de uns 5 turistas cuja placa do carro acusava que eram de Ribeirão Preto).
Uma ótima dica para conhecer Cacupé é incluí-lo num roteiro junto com os bairros de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, já que ambos se encontram na mesma região noroeste de Florianópolis e possuem características em comum como a cultura açoriana, belas praias e um pôr-do-sol dos mais belos que podem ser apreciados na Ilha da Magia.