Nas proximidades da cidade de Ushuaia se encontra a Cadeia de Montanhas Martial (Cerro Martial) e no cumbre dessas montanhas se localiza um dos pontos mais visitados pelos turistas: o Glaciar Martial.
O Glaciar Martial, cujo nome se deve ao capitão francês da embarcação La Romanche Luis Fernando Martial que esteve nessa área no fim do século XIX, é uma atração para qualquer época do ano. No inverno, o Glaciar tem como principal atrativo as pistas de ski, enquanto no verão o grande objetivo dos turistas é observar o Canal de Beagle e a cidade de Ushuaia desde o alto do Glaciar.
O ponto inicial do Glaciar se encontra a 385 metros acima do nível do mar e desde esse ponto é possível subir pelo teleférico ali instalado até a um ponto 585 metros acima do nível do mar ou então subir a pé por um caminho que fica ao lado do teleférico.
A partir do ponto mais alto do teleférico, a trilha segue por um caminho sem grandes atrativos já que a vegetação diminui consideravelmente, até certo ponto onde as únicas coisas que se poderão obervar serão pedras e neve.
Mas a grande atração para os que desejam subir o Glaciar Martial será sem dúvida a incrível vista que se observará de toda a cidade de Ushuaia e do Canal de Beagle com suas diversas ilhas. Além disso, também é possível ver ao fundo a Ilha Navarino, ilha chilena onde se encontra Puerto Williams que deverá roubar de Ushuaia daqui a algum tempo o título de cidade mais austral do mundo (apesar de Puerto Williams ser mais austral, o local ainda não é considerado uma cidade e sim uma base militar naval chilena).
A trilha seguirá em subida constante até que chegará a um ponto que se encontra a 850 metros acima do nível do mar onde não se deve continuar a caminhada a menos que se possua equipamentos específicos para caminhada no gelo.
O tempo total estimado para subir e descer o Glaciar Martial fica em torno de 2 horas caso se suba com o teleférico. No entanto, caso não se deseje subir pelo teleférico, deve-se adicionar 1 hora no tempo previsto de caminhada.
Quer mais informações?
Para obter mais informações a respeito do Glaciar Martial, acesse o site do Glaciar Martial que é mantido pelo Secretaria de Turismo da Província de Terra del Fuego.