Londres - Inglaterra (30/11/06 a 04/12/06)

Londres foi a primeira cidade que eu conheci na Europa saindo dos limites da Espanha. Logo, foi a primeira das capitais européias que eu conheci que faz parte do que considero o trio de cidades européias que todos deveriam conhecer (Londres, Paris e Roma).

Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido e uma cidade que possui gente de todos os lugares. Londres também é uma cidade turística e possui muitas atrações para seus visitantes como o Palácio de Buckingham e a troca da guarda, a região de Westminster com sua capela, catedral e abadia, o National Gallery, o London Eye, o Parlamento Britânico com o Big Ben, o Tâmisa e suas pontes como a London Bridge, Milenium Bridge, Tower Bridge, entre outras, a Tower of London, a Catedral de St. Paul, os museus como o Museu Britânico, o Museu da Guerra, o Museu de História Natural, o Museu Victoria e Albert, o Museu de Cera (Madam Tusseaud), entre outros, seus parques como o Green Park e o Hyde Park, entre muuuuitas outras atrações

Exibir mapa ampliado

Quanto a hospedagem, fiquei num albergue chamado Astor Leinster Inn... O albergue fica bem perto do Hyde Park na região de Bayswater próximo de Notting Hill com metrô a poucos metros... O albergue era muito bom já que possuía um café da manhã livre (coma a vontade) com cereal, chocolate, café, leite, pão... além disso o albergue possuía uma calefação muito boa, aliás, dava pra passar calor dentro do albergue... hehehe.... o único problema é que o albergue não possuía muitos banheiros... mas como um todo ele era muito bom... e o preço era melhor ainda... fique 3 dias hospedados e paguei 26 libras (10 libras na primeira noite e 8 libras nas outras duas noites)...

Quanto a locomoção, eu cheguei a Londres de avião pela Ryanair em um vôo de Valência para o aeroporto de Stansted. A passagem ida e volta saiu uns 50 euros e como o aeroporto de Stansted fica bem longe de Londres (uns 60 km), tive que pegar um ônibus da National Express para chegar do aeroporto até Londres. Esse ônibus saiu por 16 libras ida e volta. Outro gasto quanto a locomoção foi o metrô de Londres que é bem caro... o bilhete simples saia por 3 libras e um bilhete ilimitado para todo o dia saia por 4,90 libras...

Como Londres tem muuuita coisa, vou dividir a postagem em cada dia que fiquei nessa cidade...

Para começar, vou falar um pouco do começo da viagem...

Nessa viagem fui eu e mais 7 brasileiros... Os 5 baianos (Adamo, Gustavo, Patricia, Marina e a aniversariante Jana) mais o Fernando e o Rafael...

Bem, no dia anterior a nossa viagem eu fui a casa dos baianos mais o Fernando para fazermos o nosso roteiro já que cada um ia ficar num lugar em Londres e portanto tínhamos que marcar horários para nos encontrar lá... sem contar que é melhor fazer uma rota turística antes de chegar em Londres já que tem muitas coisas pra ver e pouco tempo pra isso!

Começo da Viagem (Quinta - 30/11/06)

Marcamos de nos reunir na casa dos baianos as 18h00 (já que o vôo partia as 21h20) e sairmos pro aeroporto todos juntos. Cheguei um pouco atrasado (às 18h20) e no momento que eu chegava o Rafael também chegou...

Ficamos ainda esperando os baianos terminarem de arrumar suas coisas e então finalmente fomos pro aeroporto...

Saímos da casa dos baianos umas 18h50 e fomos pegar o metrô (aliás, foi o primeiro dia que eu usei o metro de Valência!!)... Descemos em frente a estação de trem e fomos pro ponto de ônibus que tem perto dali onde passa o ônibus que leva o pessoal de Valência até o aeroporto de Manises (na verdade o aeroporto de Valência fica num pueblo próximo a Valência a uns 8km da cidade)...

Quando estávamos no ônibus e fui tirar a primeira foto da viagem, descobri que minha câmera não funcionava!! :( ... Fiquei com muita raiva já que não consegui de jeito nenhum arrumar a máquina... portanto, não tirei nenhuma foto de Londres com a minha câmera... todas as fotos que eu postar são dos meus amigos que foram comigo!

Chegamos no aeroporto com bastante antecedência... Fomos para a fila do Check-in e encontramos nossas amigas suecas que também iam pra Londres no mesmo vôo que a gente!! E o mais interessante é que não tínhamos combinado nada!!! heehehe

No aeroporto começaram os primeiros problemas quanto a bagagens... todos os baianos com exceção de Patrícia tiveram que pagar pra despachar sua bagagem de mão pois excedia o peso e/ou o tamanho máximo... e isso não agradou muito a eles... mas não teve jeito... tiveram que despachar as malas...

Na hora de passar pela fiscalização, eu e Adamo tivemos a honra de ser revistado pela Polícia... mas nada de mais....

Já no avião, o vôo ocorreu sem problemas... até me surpreendeu pois como estávamos viajando de Ryanair pensava que poderia ser pior... mas foi quase tão ruim quanto viajar pela Ibéria... hehehe... a única diferença é que não tinha comida grátis a bordo... mas também, pra uma viagem de 2h30 isso não é necessário...

Chegando no aeroporto de Londres, comecei a perceber como esses ingleses estão paranóicos com o terrorismo... era muito chato pra passar pela fiscalização... a sorte eh que eu tenho passaporte europeu e passei tranqüilo... mas os meus amigos que tinham passaporte brasileiro tiveram que passar por um questionário interminável... tive que esperar muuuito tempo eles até eles serem liberados pela polícia...

Enfim, quando todos estavam livres da polícia, fomos atrás de comprar o bilhete de ônibus pra chegar em Londres... Eu, Fernando e Rafael como íamos ficar em um mesmo albergue escolhemos uma companhia de ônibus que deixava a gente perto do nosso albergue na região do Hyde Park (nosso albergue ficava em Bayswater perto do famoso Notting Hill)

Adamo e Patricia tiveram a sorte de que a mulher a quem ia hospedá-los foi ao aeroporto buscá-los...

Jana e Gustavo compraram o bilhete de ônibus em outra empresa e Marina também viajou conosco.

Enfim, qdo finalmente descemos no ponto mais próximo ao nosso albergue (Marble Arch) descobrimos que o ponto não ficava assim tão perto do nosso albergue... tivemos que caminhar quase 30 min até chegar o albergue... e isso era um problema pois estava um frio desgraçado e já era 2h da manha passada!

Chegamos no nosso albergue e fomos dormir porque no outro dia cedo já começaríamos a conhecer a cidade...

A foto abaixo é do povo no aeroporto de Stansted na chegada a Inglaterra... as 4 garotas a esquerda são da Suécia que viviam em Valência também e ao meu lado Rafael e Patrícia....

1º Dia (Sexta - 01/12/06)

Acordei no albergue umas 8h00 pra me arrumar e ir tomar café (o albergue tinha café da manha incluso \o/)...

Fui tomar café com o Fernando e o Rafael e comi tudo que tinha direito: cereal com leite, pão, manteiga, chocolate quente,...)

Saímos do albergue umas 9h30 e fomos pegar o metrô pra ir pro Palácio de Buckingham que era o nosso ponto de encontro nesse primeiro dia às 10h00... fomos pra estação e descobrimos que o metrô de Londres é uma facada... 3 libras a passagem unitária ou 4,90 libras uma passagem ilimitada para 1 dia... portanto compramos essa passagem de 4,90 libras...

Fomos pro Palácio de Buckingham... descemos na estação Green Park e aproveitamos pra conhecer esse parque que ficava no caminho até o Palácio... o Parque tinha um ar bem típico de inverno londrino... árvores sem folhas, uma névoa no ar, frio, folhas secas no chão...
Segue foto do Green Park...

Esquilo no Green Park...

Chegamos no Palácio e encontramos Patrícia e Adamo por lá... nesse momento já havia uma aglomeração pra ver a troca da guarda no Palácio de Buckingham então decidimos já reservar o nosso lugarzinho na grade pra ter uma visão privilegiada!
Segue abaixo foto do Palácio de Buchingham...

Enquanto um ficava guardando lugar, os outros saiam pra conhecer melhor os parques e jardins que existem perto do Palácio... e durante a espera da troca da guarda (que era soh as 11h30) foi chegando o resto do pessoal... primeiro Luana (outra baiana que tah em Granada amiga dos baianos de valencia e q tb foi pra Londres), depois Jana e Gustavo, e por fim Isabella (outra baiana de Granada) e Marina.
Lago no parque próximo ao Palácio de Buckingham...

Vimos a troca da guarda numa posição muito boa e nem sabíamos que essa era a melhor vista!! heehhee!! Teve um carnavalzinho dos soldados britânicos com bandinha e tudo mais... Foi interessante!

Bem, depois disso saímos pra conhecer a região de Westminster onde vimos a Capela, a Abadia e a Catedral de Westminster (entramos apenas na Catedral) além do Westminster Hall...
Foto da Entrada da Westminster Abbey...

Foto minha com a Abadia de Westminster e os tradicionais ônibus de 2 andares londrinos ao fundo...

Foto da Catedral de Westminster...

Patrícia, Adamo, Isabela e eu...

Foto de uma famosa cabine telefônica londrina durante o passeio na região de Westminster...

Depois fomos apreciar o Parlamento Britânico e o Big Ben que ficam muito próximos ao Westminster Abbey...
Segue foto do Parlamento Britânico...

Eu e o Parlamento...

O povo saindo dos jardins do Parlamento...

Acerte a hora... eu e o Big Ben...

Depois fomos ver o Admiralty Arch e o Horse Guards Parade com direito a um ritual dos baianos inesquecível... hehehe... só quem viu pode saber o q é!!
Eu, Fernando, Patrícia e Adamo...

Depois disso fomos para a National Gallery e entramos pra ver as centenas de quadros que há nessa galeria maravilhosa.... quadros como Van Gogh, Velazquez, Manet, Monet, Michelangelo, Picasso... aliás, tinha uma exposicao de Manet a Picasso que era muito boa... foi uma visita que valeu a pena mesmo!
National Gallery... observação, era 4 da tarde e tudo escuro!!

Saímos da National Gallery qdo ela fechou as 18h00 e já estava toda escura a cidade

De lá voltamos pro Big Ben e passamos pro outro lado do Tâmisa pra ver o London Eye (a roda gigante imensa que tem lá em Londres), além de ter uma outra vista do Parlamento... e ficou por isso mesmo o nosso roteiro nesse dia...
Eu a London Eye com o Tâmisa ao fundo....

Visao do Londo Eye, Parlamento e Big Ben...

Eu e o Parlamento e Big Ben ao fundo...

Eu num lugar onde tinha muitas árvores iluminadas perto do Londo Eye... é clima de natal!!

Voltamos eu, o Rafael e o Fernando pro albergue para tomarmos um banho e antes disso passamos num mercado proximo pra comprar desodorante, pasta de dente e outros produtos de higiene que naum haviamo trazido devido a proibiçao disso nos voos...

Depois de tomar banho saimos pra comer alguma coisa e logo voltamos jah que tava muito frio e tb estavamos exaustos...

2º Dia (Sábado - 02/12/06)

O segundo dia foi o dia dos desencontros...

Marcamos de nos encontrar as 10h30 no City Hall (Prefeitura) mas só encontramos Patrícia e Adamo... Rafael também tinha marcado de encontrar o primo dele que tá em Londres e também não se encontraram...
Segue foto de Patrícia, Rafael, Fernando e eu ao lado do City Hall...

Resultado que perdemos a manhã inteira pra encontrar o pessoal e não encontramos... decidimos então fazer o roteiro sem eles... e o Rafael também se desgarrou da gente pois ficou esperando o primo dele que não chegava nunca... hehehehe

Conhecemos o City Hall, a Tower Bridge e atravessamos essa ponte pra ver a Tower of London mas não entramos pois era muito caro (12 libras... aff).
Eu, Fernando e Rafael em frente ao City Hall... Nós somos londrinos... Nós somos 1!! heehehe...

Eu e a Tower Bridge ao fundo...

Eu atravessando a Tower Bridge...

Tower of London...

Então decidimos entrar na Westminster Abbey que era a metade do preço e não havíamos entrado ontem... mas antes disso ainda fomos ver o Mary Axe que eh uma construção em forma de pinto que os baianos que são arquitetos estavam loucos pra ver porque é de Sir Norman Foster que eles idolatram...
Segue foto do Adamo apreciando a obra de Sir Norman Foster...

Após ver este edifício, fomos ver o Monumento, depois atravessamos a London Bridge e fomos numa feira que estava rolando ali perto e encontramos um brasileiro que nos vendeu um treco mto bom com um descontão (fez por 2 libras o que ele vendia por 3,5!!)
Eu, Adamo e Fernando na Feirinha em Londres perto do Museu de Arte Moderna...

Eu com uma caravela ao fundo próximo a feira comendo o lanche dito acima... hehehe

Dali fomos para a Milenium Bridge para atravessá-la para ver a Catedral de St. Paul. Depois de ver a Catedral pegamos o metrô para ir de novo na Westminster Abbey para entrar.
Eu na Millenium Bridge...

Catedral de St. Paul...

Eu e a Catedral de St. Paul...

Quando chegamos na Westminster Abbey descobrimos que estava fechada pra visitação interna fazia já umas 3h e entaum decidimos ir ver o Imperial War Museum (Museu da Guerra) que a gente tinha planejado de visitar ontem mas que acabamos não indo por falta de tempo...
Museu da Guerra...

Fomos no museu da Guerra e entramos. É um museu muito interessante mesmo pra pessoas que não gostam de guerra como eu!! heehehe!! Ficamos dentro dele umas 2h e vimos principalmente uma exposição sobre Holocausto que era bastante impactante... mas também vimos outras coisas sobre as Guerras Mundiais, tinha um lugar que imitava uma trincheira que era bem interessante... enfim, valeu a pena a visita nesse museu!
Eu no interior do Museu da Guerra em Londres...

Dentro da trincheira...

Saímos dali era umas 18h00 e fomos pegar o metrô para conhecer a região do Picadilly Circus que tem uns painéis que faz você se sentir nos EUA... hehehe... ali aproveitamos pra comer num McDonald's que tinha por perto e então fomos caminhando para o Convent Garden que tem um mercado que tinha um artista de rua fazendo um show com uma grande quantidade de gente ao redor... ficamos ali vendo um pouco da apresentação e depois fomos embora... sem antes passar na árvore de natal que tinha lá fora que era bem bonita e de ver uma curiosidade... um monociclo gigante estacionado num poste... vai saber quem estacionou aquilo ali... bem, mas foi um tanto curioso ver aquilo... ehhehhe
Adamo, Fernando e eu no Picadilly Circus...

Eu com a árvore de natal no Convent Garden...

Dali fomos eu e Fernando pro albergue e não fizemos muita coisa produtiva depois disso... Encontramos o Rafael no albergue que não tinha encontrado o seu primo mas que encontrou o resto do pessoal que estava conhecendo Londres e foi com eles conhecer a cidade e por isso não havia ligado pra gente...

3º Dia (Domingo - 03/12/06)

Bem, no nosso último dia em Londres o ponto de encontro era o Museu de História Natural que ficava relativamente perto do nosso albergue então não nos preocupamos em acordar muito cedo nesse dia...
Museu de História Natural...

Fomos pro museu e chegamos lá umas 10h30 como combinado e ficamos esperando o pessoal chegar... chegaram todos menos Marina e Isabela... então decidimos entrar no Museu... o principal atrativa desse museu era a exposição de dinossauros... mas vimos também animais diversos entre outras coisas... hehehe...
Foto de um dinossauro do museu...

Fernando, eu e Gustavo no espelho dentro do Museu de História Natural...

Quando saímos do Museu umas 12h30 encontramos finalmente Marina e Isabela e fomos então em direçao ao Hyde Park... no caminho passamos em frente ao Museu de Victoria e Albert mas não entramos se não ficaríamo só dentro de museus... hehehee....

Chegamos finalmente no Hyde Park... esse parque é muito bonito, grande e frio... andamos pelo parque, lanchamos no memorial a Princesa Diana que tem no parque (que é uma simples fonte de água).... mas fica em frente a um lago que tem no parque que é muito bonito... enfim, como o parque era muito grande ficamos muito tempo nesse parque... daria pra passar o dia inteiro no parque se quisesse mas tínhamos que ir pois faltava conhecer o British Museum ainda e ele fechava as 17h30...

Eu no Hyde Park.... que frio!!!

Hyde Park...

Memorial da Diana no Hyde Park...

Saímos do Hyde Park, fomos na rua perto do nosso albergue comer no McDonald's e então pegamos o metrô para ir ao British Museum... demoramos um pouco para encontrar o museu ao descer do metrô mas encontramos... Chegamos no museu umas 16h00 passada e portanto tínhamos menos de 1h30 pra conhecer todo o museu que é lindo e gigante... portanto, saímos correndo pra ver as atrações principais do museu que são a parte do Egito (ver as múmias... inclusive vi a múmia de Cleópatra!!), a exposição sobre Japão, Grécia e Roma e algumas outras esculturas e peças do museu...
Eu na frente do British Museum...

Eu no interior do British Museum...

Sarcófagos egípcios...

Múmia da Cleópatra...

Saímos dali era quase 18h00 e fomos para a famosa Abbey Road!! Essa mesma, a rua da capa do CD dos Beatles!!! Ela fica meio afastada do centrão de Londres mas fomos de metrô sem problemas... pena que a rua é muito movimentada e estávamos pela noite então não deu pra tirar boas fotos... mas o importante é que pisei na Abbey Road!!! heehehe...
Abbey Road!! Que emoção!! Beatles forever!

Dali fomos para uma estação de metrô que ficava na outra ponta de Londres que é bem bonita e que os arquitetos queriam ver... pegamos o metrô e fomos pra lá.... conhecemos a região que tem uns prédios famosos como o da Reuters... dali voltamos a pegar o metrô e fomos pra próxima estação pra conhecer o Millenium Dome (o O2) que é um vão aberto imenso na região do Greenwich... mas como era de noite e o Dome não estava iluminado, então nem foi marcante a visita ali a não ser pelo frio que fazia... hehehe...

Dali fomos então de novo no Picadilly Circus pro resto do pessoal conhecer essa região e aproveitar pra comer de novo no McDonald... hehhee...

E então acabou-se a viagem a Londres... voltamos pro albergue pra pegar nossas coisas e fomos pro ponto de ônibus esperar o ônibus que nos levava pro aeroporto já que iríamos madrugar no aeroporto pois o vôo saia as 7h30 e como tínhamos que chegar pelo menos as 5h30 no aeroporto e o ônibus de Londres a Stansted leva quase 1h30... decidimos não reservar noite no albergue nesse dia...
A gente dormindo no aeroporto... hehehe...