Ribadavia – Espanha

Viagem realizada dia 25/08/2009

Ribadavia é uma das cidades históricas da província de Ourense – Galícia. O município de Ribadavia situa-se no caminho entre Ourense (30km) e Vigo (70km), na confluência dos rios Ávia e Minho.

Ribadavia

Acima pode-se ver o cartão postal da cidade: A vista da Ponte de São Francisco sobre o Rio Ávia cortando a cidade. Nessa foto ainda nota-se à direita o topo da Igreja de São Francisco.

Ribadavia também é o núcleo comercial e capital da Comarca do Ribeiro, portanto, ponto de partida ideal para os que desejam percorrer a região numa imersão as uvas e vinhos do Ribeiro.

O que visitar em Ribadavia?

Portas da Muralha

Segundo alguns historiadores, a muralha já protegia a vila no século XII e foi ampliada entre os séculos XIV e XV. No ano de 1832 começou a demolição da muralha e, devido a dificuldades econômicas, jamais foi finalizada.

Entrada da Muralha de Ribadavia

Atualmente se encontram ainda conservadas 3 das 5 portas primitivas da muralha: a Porta de Cerca, a Porta Falsa ou de Postigo, e a Porta Nova ou de Celanova (foto acima).

Castelo dos Condes

Esse castelo foi uma das maiores fortalezas medievais da Galícia. Ele foi construído na segunda metade do século XV ao ser instituído o Condado de Ribadavia na região.

Castelo dos Condes

Como eu visitei a cidade na semana de preparação para a Festa da Istoria, o castelo estava todo cheio de bandeiras e cartazes para a celebração dessa festa na qual durante um fim de semana as pessoas voltam a viver como na Idade Média: vestem roupas antigas, fazem comidas como seus antepassados e até utilizam moedas medievais para realizarem compras no comércio local.

Entrada do Castelo dos Condes

Castelo dos Condes

Infelizmente o Castelo não se encontra num ótimo estado de conservação mas o alento é que quando estive lá havia várias pessoas trabalhando no local, o que me leva a crer que estão tentando restaurar o Castelo para atrair mais turistas para a cidade.

Bairro Judeu

A história mostra que entre os séculos XII e XIII começaram a chegar os primeiros judeus a Ribadavia devido a importância que a cidade começou a ter nessa época. Muitos judeus se instalaram na cidade para tratar da gestão de assuntos financeiros do Condado de Ribadavia (especialmente da administração de bens e rendas), além do artesanato.

Bairro Judeu

Quando os Reis Católicos promulgaram a ordem de expulsão dos judeus em 1492, alguns foram embora da cidade enquanto outros decidiram se converter ao catolicismo. No entanto, muitos dos convertidos mantiveram suas crenças e ritos de forma clandestina.

Rua Jerusalem no Bairro Judeu

Ruela do Bairro Judeu

Centro Histórico

O Centro Histórico de Ribadavia é semelhante às demais cidades galegas. São ruas, casas e muitas igrejas de pedra como pode ser visto na foto abaixo da Praza Maior onde se encontram os principais bares e restaurantes da cidade, além da Torre do Campanário vista ao fundo.

Praza Maior

A Igreja e Convento de Santo Domingo (fotos abaixo) são um dos melhores exemplares do estilo gótico galego do século XIII-XIV e é a obra de maior expressão do Centro Histórico de Ribadavia.

Fachada do Convento de Santo Domingo Convento de Santo Domingo

Além do Complexo de Santo Domingo, o Centro Histórico conta ainda com outras muitas igrejas como a de Santiago, São João e de Santa Maria da Oliveira (estilo românico, século XII), além das igrejas de São Francisco e de Santa Maria Madalena (estilo barroco, séculos XVII e XVIII).

Veronza

Veronza é uma praia fluvial que está localizada bem próxima ao centro histórico de Ribadavia. Em Veronza se encontram restaurantes, piscinas, parques, áreas recreativas, entre outras atividades.

Veronza

Esta zona verde de Ribadavia se encontra à margem direita do Rio Ávia e a partir dela se tem ótimas vistas da vegetação ao longo do rio e da Ponte Medieval de São Francisco (foto acima)

Veronza

Veronza

Como chegar em Ribadavia?

Trem

Ribadavia conta com uma estação de trem que se encontra na linha de cercanías Vigo-Ourense-Monforte, a qual é a forma mais fácil de se chegar até a cidade. Ao longo do ano costuma-se ter 3 horários de trem por dia em ambos os sentidos (manhã, tarde e noite).

Estação de Trem de Ribadavia

Carro

A melhor forma para se chegar a Ribadavia de carro é utilizar-se da Autovía de las Rias Baixas (A-52). Através dessa estrada, Ribadavia (Ponto B) se encontra a uns 30 km de distância de Ourense (Ponto C) e a uns 70 km de Vigo (Ponto A), como pode ser visto no mapa abaixo.

mapa

Ônibus

Existem ônibus da empresa Monbus/Castromil que realizam viagens entre Vigo e Ourense até Ribadavia de forma direta ou com diversas paradas intermediárias. Além da Monbus, existe também a empresa Ojea que realiza transporte de Vigo para Ribadavia percorrendo vários pueblos durante o caminho.

Quer mais informações?

Acesse o site dedicado ao turismo de Ribadavia e lá você encontrará mais algumas informações a respeito da cidade.

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Alessandro A. disse...

Oi José,
Muito legal o seu blog! Essa série da Galícia está muito bem detalhada e estou aprendendo bastante sobre essa região tão pouca conhecida.

Abraços!

José Luiz Gonzalez disse...

Olá Alessandro!

Que bom que você gostou do blog e que ele tem te ajudado a conhecer a Galícia que muitos só lembram por causa de Santiago de Compostela mas que oferece muito mais!

Abraço!

Wal disse...

Oi José, gostei muito de conhecer um pouquinho da terra em que a minha vó materna nasceu. Parabéns e muito obrigada Wal

José Luiz Gonzalez disse...

Olá Wal!

Fico feliz em saber que de certa forma fiz você conhecer um pouco da sua história!

Bjos!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...