Ourense – Espanha

Viagem realizada no dia 25/08/2009

Ourense (ou Orense no dialeto local galego) é uma cidade espanhola e capital da província galega de Ourense.

Ourense

Ourense nasceu como a cidade do ouro e da água. Inclusive o seu nome se deve a esse fato já que os romanos, fundadores do local, batizaram a área como Aquae Aurente.

Ourense é uma das cidades mais importante do interior da Galícia, sendo atualmente seu principal atrativo turístico suas fontes termais que atraem inúmeros visitantes em busca tanto de relaxamento quanto tratamentos medicinais através de suas águas ferventes ricas em minerais.

O que visitar em Ourense?

Centro Histórico

O Centro Histórico de Ourense se destaca pela predominância de pedras tanto nas construções quanto nas ruas, característica encontrada em praticamente toda Galícia.

Referência do Centro Histórico e símbolo da cidade, As Burgas são mananciais de águas termais (a temperatura varia entre 60ºC e 67ºC) e que possuem poderes medicinais (dizem que é bom para problemas respiratórios e dermatológicos). Durante o tempo que estive nas Burgas, era comum presenciar pessoas (principalmente idosos) lavando o rosto, os braços, as mãos e inclusive alguns enchendo garrafas com as águas termais que jorravam das Burgas.

No local se encontram 3 mananciais conhecidos como as Burgas de baixo (séc. XIX), do meio (séc. XX) e de cima (séc. XVII), além de belos jardins floridos e decorados que se encontram na parte de baixo.

Praça das Burgas Burgas

Outra constante num passeio pelo Centro Histórico de Ourense é a presença de diversas obras, construções e monumentos dedicados ao catolicismo. São igrejas, estátuas, cruzeiros, entre outras belas representações da religiosidade do povo galego.

Merecem especial atenção a bela Igreja de Santa Maria Mãe com sua fachada em estilo barroco (foto abaixo à direita), a Igreja de Santa Eufêmia, a antiga Igreja da Santíssima Trindade (séc. XII e XIII), a Igreja de Santo Domingo e a Igreja de São Francisco. Além das igrejas, existem diversos cruzeiros espalhados pela cidade com destaque para o cruzeiro barroco presente na Praça Madalena e o para o cruzeiro que fica ao lado da Igreja da Santíssima Trindade que data do século XV (foto abaixo à esquerda).

Cruzeiro Igreja de Santa Maria Mãe

Outro ponto de grande importância no Centro Histórico de Ourense é a Praza Maior (foto abaixo à esquerda). Nessa praça se encontram edifícios importantes como a Prefeitura e o Museu Arqueológico, além de ser palco de diversas atividades culturais como feiras e festas locais. 

Praza Maior Alameda

Durante minha visita a cidade, uma das coisas que chamou bastante minha atenção foi a quantidade de idosos conversando nas ruas e praças como, por exemplo, na Alameda do Concello (foto acima à direita). Lembro que eu estava um pouco perdido no começo pois eu não tinha o mapa da cidade e estava procurando o Ponto de Informações Turísticas para obtê-lo, mas não conseguia encontrar o local. Eis que apareceram 3 senhores e começaram a puxar conversa comigo e a me ajudar mesmo sem eu ter pedido auxílio! Inclusive, um deles andou comigo um pedaço do caminho para me indicar o local com a maior boa-vontade do mundo. Simplesmente adorei a simpatia dos velhinhos ourensanos!

Catedral de San Martín

A Catedral de Ourense é um ponto tão significativo do Centro Histórico da cidade que merece um destaque dentro do post. Ela é o principal monumento religioso da cidade, tendo sua construção iniciada entre os séculos XII e XIII.

Exterior da Catedral de Ourense

A foto acima mostra a Catedral vista desde a Praza do Trigo que, como o nome revela, era o local onde se vendia os grãos de trigo. Além da belíssima visão da Porta Sul da Catedral, essa praça também é cercada por bonitos pórticos e casas fidalgas.

Esse templo possui um estilo românico de transição com elementos góticos e aspecto de fortaleza. No seu interior, destacam-se a Capela Maior, a Capela de Santo Cristo, o Claustro Novo que abriga o Museu Catedrático e o Pórtico do Paraíso.

Pórtico Catedral OurenseInterior da Catedral Ourense

Um dado curioso a respeito do Pórtico do Paraíso (foto acima à esquerda) se refere ao fato de ser uma reprodução simplificada do Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela.

Parques

Ourense é uma digna representante do estilo galego com suas ruas e casas de pedra, mas não pense que a cidade se resume a isso. A cidade também possui muitas áreas verdes tanto no seu centro como em seu entorno.

Uma das áreas mais bonitas e bem tratadas da cidade de Ourense é o Parque Barbaña. Esse parque se encontra às margens do Rio Barbaña e possui belos jardins com áreas de recreação tanto para crianças quanto para adultos, além de possuir lindas paisagens como a apresentada na foto abaixo vista desde a Alameda do Concello.

Parque Barbaña

Uma outra bela área verde de Ourense é o Parque Minho (foto abaixo à esquerda). Esse parque se encontra ao lado do Rio Minho entre as Pontes Nova e Velha, e vale a pena dar uma passada nele, principalmente se você quiser sair de compras já que ao lado dele se encontra um Centro Comercial.

Próximo a Igreja da Santíssima Trindade se encontram os Jardins do Posío (foto abaixo à direita). Esse antigo Jardim Botânico conta com diversas espécies trazidas do Jardim Botânico de Madrid, além de possuir diversas áreas de recreação onde os moradores passam boa parte de seu tempo batendo papo, realizando atividades físicas, brincando, entre outras atividades de ócio.

Parque Miño Jardins do Posío

Outro parque que se encontra bem na região central de Ourense é o Parque de San Lázaro. Esse parque é o mais frequentado da cidade pois está situado numa região que conta com importantes edifícios como os do Governo Civil e Militar, do INSS, da Torre de San Martín, além de contar com hotéis e uma zona comercial muito próxima.

O Parque de San Lázaro é bastante arborizado, tem muitos bancos para descansar a sombra de suas árvores, possui um belo chafariz em seu centro (foto abaixo à esquerda), além de contar com um parquinho para as crianças.

Parque de San Lázaro Carrabouxo

Ao lado do Parque de San Lázaro se encontra um curioso monumento: O Carrabouxo (foto acima à direita). Essa escultura se destaca na zona onde se encontram diversos bares e restaurantes, e representa um personagem de caricatura bastante popular na região por ser o protagonista de uma vinheta de humor gráfico do jornal local "La Región".

Passeio Fluvial

O Minho sempre foi uma referência para Ourense já que a antiga cidade foi instalada nas imediações da margem esquerda do rio e, com o crescimento da região, hoje em dia Ourense ocupa ambas às margens do Minho.

Com o passar do tempo, foi criado um passeio fluvial que fica à margem direita do Minho e que é uma ótima opção para uma caminhada ou simplesmente para relaxar em um de seus bancos ou mesmo para tomar sol estirado na grama. Aliás, a Província de Ourense é a única galega que não é banhada pelo mar, o que torna o Rio Minho com seu passeio fluvial a praia dos ourensanos.

Passeio Fluvial Miño

Pontes

Outro atrativo do passeio fluvial do rio Minho são suas belas pontes e travessias.

A mais recente e moderna delas é a Ponte do Milênio (foto abaixo). Essa ponte é uma obra do arquiteto Álvaro Varela e seu grande destaque se deve a passarela de pedestre na qual é necessário subir em torno de 100 degraus para atingir o seu topo, que se encontra a uns 20 metros de altura e que proporciona belas vistas aérea da cidade de Ourense.

Ponte do Milenio

Ao contrário da modernidade da Ponte do Milênio, a Ponte Romana (fotos abaixo) é um exemplo claro da passagem do Império Romano pela região. Também conhecida como Ponte Velha, da primeira ponte só foram conservadas algumas pedras que estão na base da atual ponte. No século XIII ela foi reconstruída, tomando a forma atual com seus 7 arcos pontiagudos.

Ponte Romana Ponte Romana

Além das Pontes do Milênio e Romana, Ourense conta com diversas outras pontes sendo que merecem especial atenção a Ponte Nova, que fica ao lado de um viaduto e uma passarela, e a bela Ponte de Outariz, que é na verdade uma passarela para pedestres atravessarem o Rio Minho e que fica próxima as Termas de Outariz.

Termas

Como foi apresentado ao longo do post, Ourense é uma bela cidade que possui inúmeros atrativos, mas se existe um motivo especial que caracteriza e diferencia a cidade, sem dúvida alguma são suas Termas.

Nos últimos anos, Ourense tem investido bastante na infra-estrutura e na divulgação das Termas com o objetivo de tornar a cidade referência nesse campo do turismo que atrai muita gente, em especial o povo da 3ª idade.

Mapa das Termas Crédito:Turismo de Ourense

Como pode ser visto na figura acima, as Termas da cidade se localizam às margens do Rio Minho e existem tanto locais de uso público quanto privado.

As Termas privadas contam com diversos diferenciais pois funcionam como verdadeiros resorts voltados ao turismo termal, possuindo toda a infra-estrutura necessária para o relaxamento de seus hóspedes. As mais famosas são:

  • Termas de Outariz: terma construída em estilo japonês que conta com saunas, ofurôs, jacuzzi, spa, bar, massagens, taichi, yoga, entre diversas outras opções para desfrutar suas águas termais.
  • Termas de Chavasqueira: também construída em estilo japonês, conta com circuito japonês zen, spa, ofurô, tsumetai (piscina de água fria para choque térmico), massagens, etc.

Poças de Outariz Creative Commons License Crédito:Victor Hermida

Pozas são os nomes das áreas que contam com as águas termais e possuem acesso público. As mais famosas são:

  • Pozas de Outariz: possui vestiários e suas águas, que são indicadas para tratamentos de reumatismo e artrite, chegam a 60ºC (foto acima).
  • Pozas do Muiño das Veigas: também possui vestiários e suas águas chegam a 72ºC.
  • Pozas da Chavasqueira: não possui vestiários e suas águas emanam a uma temperatura que chega a 63ºC (foto abaixo à direita).

Trem das Termas Poças de ChavasqueiraCreative Commons License Crédito:Rubén Vázquez      Creative Commons License Crédito:blog.rumbosur

Ourense também oferece aos seus turistas o Trem das Termas (foto acima à esquerda) que leva as pessoas para um passeio desde o Centro Histórico da cidade (saída na Praza Maior) até as Termas localizadas às margens do Rio Minho (a Terma de Outariz é o ponto final), realizando diversas paradas durante seu percurso.

Como chegar em Ourense?

Trem

Por ser capital da Província, Ourense é ponto importante de parada de 2 linhas de trem regional que percorrem a Galícia (Santiago de Compostela-Ourense-Puebla de Sanabria e Vigo-Ourense-Monforte de Lemos).

Além das linhas citadas acima, a estação de trem Ourense Empalme também conta com linhas que fazem o caminho até grandes cidades espanholas como Barcelona e Madrid.

Estação de Trem Ourense

Ônibus

A rodoviária de Ourense fica próxima a Estação de Trem da cidade e recebe ônibus de diversas empresas que fazem trajetos para muitas cidades espanholas.

As principais companhias são:

  • Monbus/Castromil: possui rotas ligando Ourense as principais cidades galegas como Lalin, Pontevedra, Vigo e Santiago de Compostela.
  • Auto-res: possui rotas ligando Ourense a capital espanhola.
  • Dainco: possui rotas ligando Ourense a cidades de Extremadura (Cáceres e Mérida), Castilla e León (Zamora e Salamanca) e Andaluzia (Sevilla e Cádiz).
  • Alsa: possui diversas rotas ligando Ourense a cidades como Madrid, Oviedo, Bilbao, Sevilla, Salamanca, etc.

Quer mais informações?

Acesse o site dedicado ao turismo de Ourense e lá você encontrará diversas informações como história da cidade, indicações de restaurantes e hospedagens, além de materiais informativos como, por exemplo, um roteiro para conhecer o Centro Histórico e outro para as Termas.

Outra dica para obter mais informações a respeito da cidade é dar uma passada no site da prefeitura de Ourense que apresenta um setor relacionado ao turismo contendo diversas rotas categorizadas (como a Rota dos Rios, das Pontes, das Termas, dos Museus, entre outras). Além disso, outra fonte interessante de informação é o site de turismo galego que contém ótimas informações a respeito de toda Galícia, como, por exemplo, um folheto sobre a cidade de Ourense em português.

Comentários
15 Comentários

15 comentários:

Ellen disse...

Olá Jose,
Gostamos muito do seu blogue e deste post!!!
Um grande abraço

José Luiz Gonzalez disse...

Fico feliz em saber que vocês gostaram do blog!

Abraços!

Anônimo disse...

Fiquei emocionada em conhecer a cidade de meus avós. Com certeza irei conferir in loco

José Luiz Gonzalez disse...

Vá conhecer sim!

Ourense é uma bela cidade e conhecer as suas origens é algo realmente marcante!

Abraço!

Anônimo disse...

Muito linda essa cidade,tho uma irmã morando aí.É realmente linda como ela disse...

Anônimo disse...

Nossa! fiquei emocionada em ver fotos da cidade , onde meu pai nasceu.Ele estudou em um colegio de padres.Un dia irei visitar esta bela cidade.Sei q a familia Perez e imensa la.

Unknown disse...

Estava fazendo uma pesquisa a respeito da cidade e me deparei com seu blog, simplesmente maravilhoso. Estou namorando um rapaz de Ourense e quis obter informações a respeito da cidade, tudo o que precisava saber encontrei aqui.
Parabéns!!!!!

felipe disse...

mto linda a cidade acabei de vir de la, estava em maside que pertence a ourense , e percorri tudo isso ae nas fotos , mto lindo, la corunha, ourense,madrid e Santiago..
tudo mto bem organizado ...

José Luiz Gonzalez disse...

Anonimo,

Realmente a Familia Perez é imensa na Galícia (meu pai tb é galego e Perez, mas nasceu num pueblo a meio caminho entre Ourense e Vigo)

José Luiz Gonzalez disse...

Cali,
Que bom que você gostou do blog e que o post te ajudou a conhecer melhor a cidade de Ourense.

Felipe,
Ourense, assim como toda a Galícia, possui muitos atrativos para o turista. Vale a pena conhecer!

Anônimo disse...

BIM DIA JOSE LUIZ...
MEU NOME É LUIS NUÑEZ FENANDEZ JUNIOR MEUS AVOS E MEU PAI SAO DE OURENSE POREM VINHERAM PARA O BRASIL E JA SAO FALECIDO.
COMO FAÇO PARA ENCONTRAR O RESTO DA MINHA FAMILIA
AVÓ-AUREA FERNANDEZ VARELA-BENJAMIM NUÑEZ GARCIA
PAI LUIS NUÑEZ FERNANDEZ

José Luiz Gonzalez disse...

Luis,

Não faço idéia de como você pode encontrar seus parentes!

Você tem certeza que eles são mesmo da cidade de Ourense ou são da província de Ourense?

Acho que só indo na cidade onde eles nasceram para saber...

Abraço

Anônimo disse...

Ourense é a cidade dos meus sonhos!!!!!!

Anônimo disse...

Muita sensibilidade e beleza no seu blog, parabéns

Anônimo disse...

Também é de onde saiu minha avó materna com seu marido para vir morar no Brasil.Como gostaria de encontrar algum descendente meu por aí.Minha avó era de sobrenome Martinez Vásquez.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...