Trens na Galícia

A Galícia, assim como praticamente toda a Espanha, possui uma boa malha ferroviária que permite se locomover para diversos pontos (desde as cidades principais até os pueblos perdidos do interior).

Os trens na região da Galícia são conhecidos como Media Distância e ao todo existem 7 linhas como pode ser visto no mapa abaixo.

Mapa Ferroviário da Galícia

Sem dúvida a linha mais importante é a azul clara pois liga as principais cidades da Galícia: Vigo, Pontevedra, Santiago de Compostela e A Coruña. Além disso, é a linha a ser utilizada por aqueles que desejarem conhecer melhor a região das Rías Baixas.

A linha marrom escura é para àqueles que desejam conhecer as Rías Altas. No entanto, a malha ferroviária não percorre toda a região das Rías Altas, indo de A Coruña, passando por cidades como Betanzos e terminando em Ferrol.

Outra linha importante é a laranja que liga a Galícia com Portugal (Vigo a Porto). Essa linha é alvo de diversas críticas devido a demora da viagem entre as 2 cidades, visto que se trata de uma linha de trem antiga e que para em diversos pontos do interior até chegar ao destino final.

As demais linhas de trem da Galícia se dirigem ao interior da Comunidade e ligam não apenas pueblos galegos a costa, como também se comunicam com cidades importantes como Ourense (capital da unícia província galega que não possui litoral) e Lugo (cidade famosa por ser rodeada por uma muralha romana que rendeu a Lugo o título de Patrimônio da Unesco).

Trem na Estação de Ourense

Durante a viagem que realizei em 2009, utilizei bastante a linha marcada em verde escuro que liga Vigo a Ourense para me locomover de Pousa Crecente (estação mais próxima do local onde estava hospedado) até as cidades de Vigo, Ourense e Ribadavia.

Além da locomoção, andar de trem por essa linha é uma atração a parte pois o trem em boa parte do caminho margeia o Rio Minho que é a fronteira natural da Espanha e Portugal.

Vista do Minho desde o trem

Quer mais informações?

Para obter mais detalhes sobre os trens da Galícia como mapa das linhas, horários, preços, entre outras informações, basta acessar o site da companhia de trem da Espanha (Renfe).

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...