Santos Brasil Tennis Open

Passeio realizado no dia 22/04/2011

Após muitos anos sem receber um torneio de tênis de nível ATP, a cidade de Santos foi sede de um torneio de tênis masculino do nível Challenger entre os dias 16 e 24 de abril de 2011.

O torneio foi realizado nas instalações do Tênis Clube de Santos e contou com a participação de alguns nomes de peso como do campineiro Ricardo Mello (atual top 100 e nº2 do Brasil), do argentino Leonardo Mayer (que já foi 51º do mundo e vem se recuperando de lesão), do paulista João Souza (conhecido como Feijão e top 150), do mineiro André Sá (que já chegou às quartas em simples e às semis em duplas em Wimbledon), entre outros nomes.

Ricardo Mello

Como a fase decisiva do torneio aconteceu justamente na Semana Santa, era uma ótima oportunidade de passeio para todos aqueles que aproveitavam o feriadão na Baixada. Eu aproveitei para assistir os jogos da Sexta-Feira Santa que tinha na programação a realização das partidas de quartas de simples e as semis de duplas.

O primeiro jogo do dia foi a disputa das quartas de final entre o brasileiro Ricardo Mello (foto acima) e o argentino Leonardo Mayer (foto abaixo). O jogo foi bastante disputado mas o argentino levava vantagem por ser mais agressivo e possuir maior potência nos golpes. Dessa forma, Leonardo Mayer fechou o primeiro set em 6-4 e chegou a abrir 3-1 no segundo set, mas de repente o gás do argentino acabou e o brasileiro Ricardo Mello tomou conta do jogo ganhando 7 games em sequência e virou o placar, vencendo a partida por 4-6, 6-3 e 6-4 para alegria do público.

Leonardo Mayer

O jogo acabou por volta das 13h30 e eu resolvi almoçar ao invés de assistir o outro jogo. Dessa forma, acabei voltando mais tarde ao Tênis Clube para assistir o jogo entre o argentino Sebastian Decoud e o brasileiro João Souza, o Feijão (foto abaixo).

Eu fiquei bastante impressionado com a qualidade do Feijão que venceu o primeiro set por 6-2 e ganhava facilmente o segundo set mas quando foi sacar para fechar o jogo acabou se perdendo e deixou o argentino crescer no jogo a ponto de virar o placar e fechar o segundo set no tie-break. No entanto, depois de alguns games disputados no terceiro set, o Feijão reencontrou seu jogo e venceu a partida por 6-2, 6-7 e 6-3.

João Souza (Feijão)

Terminado o jogo do Feijão, entraram em quadra as 2 duplas brasileiras para o primeiro jogo das semis de duplas. De um lado a dupla de Júlio Silva e Leonardo Kirche, e do outro lado a dupla de Franco Ferreiro com o consagrado André Sá.

Confesso que jogos de duplas não me atraem muito pois os pontos costumam ser decididos muito rápido, mas de toda forma valeu assistir a um jogo ao vivo de duplas com o vitoroso André Sá. O jogo no geral foi morno, mas apresentou algumas belas jogadas que levantaram o público. No final, vitória da parceria de Franco Ferreiro com André Sá (foto abaixo) por 6-4, 1-6 e 10-7.

Franco Ferreiro & André Sá

Após esse jogo ainda aconteceria a outra semifinal de duplas, no entanto o jogo acabou não ocorrendo pois o Feijão desistiu do jogo devido ao desgaste do jogo de simples que aconteceu mais cedo e também para se recuperar melhor para o jogo do outro dia que valeria vaga na final de simples contra Ricardo Mello. Azar do público (e meu também!) que não pode ver o Christian Lindell (carioca que é alvo de disputa entre Suécia e Brasil) atuando em quadra.

Infelizmente não pude comparecer nos jogos decisivos do sábado e domingo pois acabei viajando para São Paulo, mas fiquei feliz em saber que o Feijão finalmente ganhou seu primeiro título de nível Challenger no Brasil e que a parceria de Franco Ferreiro e André Sá se consagrou campeã e com isso André Sá se igualou ao sul-africano Rik de Voest como recordista de títulos de duplas em nível Challenger.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...