Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis

Passeio realizado no dia 17/03/2011

Santo Antônio de Lisboa é um bairro de Florianópolis que está situado no noroeste da Ilha de Santa Catarina. O bairro é um dos mais tradicionais de Floripa visto que foi uma das primeiras comunidades a serem fundadas pelos imigrantes açorianos que chegaram a Ilha no século XVIII.

Praia de Santo Antonio de Lisboa

Dessa forma, o turista que chega a Santo Antônio de Lisboa logo percebe que está de frente a um local parado no tempo, ou melhor, que evoluiu com o tempo mas que ainda preserva sua identidade histórico-cultural.

Um exemplo disso é a forte presença de pescadores na região que ainda mantém a tradição de sair para o mar com suas canoas de madeira para trazer peixes, além do sempre presente cultivo de ostras e mariscos. Aliás, durante uma visita ao bairro é possível presenciar os próprios pescadores saindo e chegando do mar ou limpando as ostras que logo irão para as mesas dos bares e restaurantes.

Praia de Santo Antonio de Lisboa

Outro exemplo da história do bairro é a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades que foi construída entre os anos de 1750 e 1756. Além da igreja, Santo Antônio de Lisboa possui diversas outras construções que ainda mantém as características da época de seus primeiros moradores e que dá um toque todo especial ao bairro. 

Igreja de Nossa Senhora das Necessidades

A dica para conhecer Santo Antônio de Lisboa é fazer um roteiro pelos 3 bairros do noroeste de Floripa: Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.

O ideal é deixar para chegar a Santo Antônio de Lisboa na hora do almoço já que o bairro possui uma ampla gama de restaurantes típicos a beira-mar que servem mariscos e ostras cultivados no local. Após o almoço, a dica é aproveitar para conhecer as lojinhas de artesanato local que possuem como destaque as rendas de bilro e as cerâmicas e, caso seja fim de semana, além das lojas é possível ver os artesanatos nas barraquinhas de rua da Feira das Alfaias.

Pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa

Devido a posição geográfica dos três bairros do roteiro, qualquer um deles proporcionará uma espetacular visão do pôr-do-sol, no entanto, caso esteja em Santo Antônio de Lisboa nesse momento do dia, você terá o privilégio de acompanhar um pôr-do-sol similar ao que pude observar como pode ser visto na foto acima.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...