Viagem a Patagônia Austral Chilena e Argentina

No final do ano de 2010, realizei junto com mais 2 amigos uma viagem a Patagônia Austral, ou seja, o extremo sul da região patagônica do Chile e da Argentina.

Cone Sul da América do Sul com destaque para área da Patagônia Austral vista em zoom no mapa ao ladoPatagônia Austral com marcação das cidades visitadas

O roteiro da viagem segue abaixo e assim que cada post for criado, esse será linkado abaixo para organizar e facilitar a busca.

Ushuaia

Dia 1 – Museu do Presídio e Marítimo

Dia 2 – Glaciar Martial + Navegação pelo Canal de Beagle

Dia 3 – Parque Nacional Tierra del Fuego: Senda Costera + Circuito Lapataia

Dia 4 – Lagos Escondido e Fagnano

Extra – Resumo de Ushuaia

Punta Arenas

Dia 1 – Isla Magdalena

Extra – Estreito de Magalhães e a chegando a Punta Arenas

Extra – Resumo de Punta Arenas

Puerto Natales

Dia 1 – Preparação para Torres del Paine

Torres del Paine

Circuito W

Dia 1 – Salto Grande + Lago Pehoé + Paine Grande – Grey – Paine Grande

Dia 2 – Paine Grande – Italiano – Los Cuernos

Dia 3 – Los Cuernos – Italiano  – Mirador Francês – Italiano – Los Cuernos

Dia 4 – Los Cuernos – Las Torres

Dia 5 – Las Torres – Chileno – Mirador Las Torres – Chileno – Las Torres

El Calafate

Dia 1 – Laguna Nimez

Dia 2 – Navegação Todos los Glaciares

Dia 3 – Trilha no Glaciar Perito Moreno ("Big Ice")

El Chaltén

Dia 1 – Trilha da Laguna Torre

Dia 2 – Trilha da Laguna de los Tres + Laguna Capri e Mirador Fitz Roy

Dia 3 – Trilha da Loma del Pliegue Tumbado

Dia 4 – Lago do Deserto + Glaciar Huemul + Trilha Las Águilas e Los Cóndores

Comentários
11 Comentários

11 comentários:

Unknown disse...

Que legal! Você fez o Circuito W? Eu queria, mas acho que não estou preparada...

José Luiz Gonzalez disse...

Oi Carol...

Eu fiz o Circuito W sim... como disse acima, mais pra frente eu criarei posts sobre cada dia do Circuito W...

Mas já te digo que sou bastante sedentário e consegui fazer o Circuito W... o que posso já adiantar é que, na minha opinião, o mais difícil é carregar o mochilão durante vários kms (hj levaria menos peso) e o fator psicológico que se você não for preparada mentalmente para isso, a chance de você desistir é alta...

Bjos!

Luiz Jr. (Blog Boa Viagem) disse...

Muito bom o seu roteiro. Já viajei ao fim do mundo também, mas com menos tempo que vc, e acabei ficando sem conhecer o El Chalten. As torres del Paine são sensacionais. Boa Viagem!

José Luiz Gonzalez disse...

Oi Luiz,

El Chaltén foi uma grata surpresa... é um lugar maravilhoso e ainda eu tive a sorte de contar com dias lindos de sol enquanto estive na cidade... se você tiver a oportunidade, vale muito a pena voltar a Patagônia para conhecer o Fitz Roy e tudo que El Chaltén tem a oferecer como contarei em futuros posts.

Abraço!

João Paulo disse...

Olá amigo, estou pensando em fazer uma viagem parecida com a sua no ano que vem. Sei que é meio abuso, mas quanto mais ou menos você gastou? quanto eu deveria levar? Valeu abraço

José Luiz Gonzalez disse...

Fala João Paulo, blz?

Cara, é sempre complicado falar de valores gastos numa viagem pois cada pessoa tem um estilo diferente... uns gastam mais, outros menos, alguns se preocupam com comer bem, outros em ficar num lindo hotel, outros querem acampar e comer só bolacha pra economizar... enfim, é muito complicado falar desse tema, portanto fique claro que os valores abaixo são o que gastei em média mas isso depende das prioridades de gasto de cada um!

Passagens aéreas: R$ 1100 (voo sampa-ushuaia e calafate-sampa)
Transportes terrestre: R$ 500 (transfer+táxi+ônibus entre cidades+...)
Hospedagens: R$ 700 (só fiquei em hostels com exceção de Torres del Paine que fiquei 4 noites em Refúgios)
Passeios: R$ 900
Alimentação: R$ 400 (comi apenas algumas vezes em restaurante mas a maioria foi comida de supermercado que eu fazia no hostel ou então lanche que preparava pra comer durante o dia nas caminhadas já que não existe restaurante no meio das trilhas)
Roupas e equipamentos: R$ 1500 (não possuia nada então tive que comprar desde roupas de frio, botas e bastão de trekking até mochilão e saco de dormir)

Bom, foi esse o gasto geral... mas como disse, pode ser mais ou menos dependendo de suas prioridades... eu tenho um estilo que não me preocupo com comer e dormir bem, então economizo com alimentação e hospedagem... no entanto, não economizo 1 centavo com passeios já que acho que é melhor gastar do que voltar com a sensação de deixou de fazer algo por causa do preço...

Bem, é isso!

Abraços!

Unknown disse...

Oi José Luiz,

Posso ir adiantando umas perguntas sobre El Chaltén? Estas trilhas que você fez, foi ida e volta de El Chaltén? Dormindo sempre na cidade? Você fez sozinho, com grupo ou com guia?
Eu vou sozinha e vi que as trilhas são autoguiadas, queria fazer a partir da cidade e voltar para dormir lá e intercalar com os passeios de barco, como havia comentado lá no meu post. É tranquilo, para uma menina andar sozinha nas trilhas?

José Luiz Gonzalez disse...

Oi Carol, tudo bom?

Sempre fiz as trilhas com caminho de ida e volta e dormindo na cidade de El Chaltén... a mais demorada que fiz foi a da Laguna de los 3 que levou umas 7h a 8h mais ou menos ida e volta (apesar que depois descobri que nessa trilha o melhor é pegar uma van até a hosteria el Pilar pois assim vc economiza tempo na ida e ainda vai por um caminho diferente da volta!)

Sempre fiz com mais um amigo mas pode ficar tranquila pois eu nunca tinha feito trilha antes e é super tranquilo. As trilhas são muuuito bem demarcadas e é quase impossível errar... pra falar a verdade, eu fui com um amigo mas ele sempre acabava disparando na frente já que ele era mais preparado fisicamente além de não tirar tantas fotos quanto eu e no fim eu acho que praticamente fazia boa parte das trilhas sozinho também!

Se tiver mais perguntas, estou a disposição! :D

Bjos!

Anônimo disse...

eai cara que absurdo essa viagem!! foi fantástica!
Tô montando uma parecida com a tua mas um pouco menor, e queria tua ajuda. ela seria basicamente assim:
POA-B. Aires- Ushuaia
Ushuaia-canal beagle+ Glacial Martial
Ushuaia-P. Nacional Tierra fuego
Ushuaia- Lago escondido e fagnano
ushuaia-Rio Gallegos-El Calafate
El calafate- Pq Los glaciares+ Naveg. todos glaciares
El calafate- Big Ice
El Calafate-El Chalten
El chalten- Laguna de los tres
El chalten-Senda Loma pliegue tombado
El chalten- lago del desierto
El chalten-El calafate
El calafate-b. Aires-POA

Que vc acha? As minhas duvidas são as seguintes:
-no dia em que iremos ao pq. tierra del fuego é possivel fazr as duas trilhas q voce fez + o trem fim del mundo num dia so?
- sei q voce fez TDP, mas no meu caso partirei de ushuaia direto p El Calafate (tempo curto...)e vc sabe media de quanto tempo e valor esse trajeto de onibus? acredito q esse dia estará perdido, sem possibilidade de ainda fazer algo em El calafate, ne?
- quanto tempo demora o trajeto El chalten de volta a El calafate? poderia incluir nesse dia já o voo de volta a b. aires?
- irei por volta do natal de 2012, sabe se nessa epoca é tao frio? algum desses passeios fecha neste periodo?
- sabe se o passeio de pinguineras no ushuaia é o dia inteiro?

Muito obrigado pelas dicas e desculpa tantas perguntas mas vi q vc presta atençao em absolutamente tudo enquanto viaja.

obrigado! daniel
porto Alegre.

José Luiz Gonzalez disse...

Oi Daniel, tudo bom?

Como vc deixou um comentário aqui e tb lá no forum do mochileiros.com, acabei te respondendo por lá, ok?

Abraços!

Nelson disse...

Oi José Luiz,
Muito legal o esmero e apuro (?!) com que você publica suas narrações - parabéns, que inveja...

Estou começando o planejamento de uma viagem bem parecida com a sua, uns vinte dias, de avião via BUE, e alugando um carro lá embaixo, num dos lugares mais conveniente para rodar nas redondezas, agora em março (tentando promoção TAM de milhagem BUE).
Bueno, então, com os inícios alinhavados, talvez lhe faça uma consulta, OK ?
Em 2010 fiz essa ótima, de carro desde o Rio : http://www.milvales.blogspot.com/2010/03/cone-sul.html
Um abraço,
Nelson (63 anos)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...