Navegação pelo Canal de Beagle – Ushuaia

Passeio realizado no dia 28/11/2010

Um dos passeios mais procurados por todos os turistas que desembarcam em Ushuaia é a navegação pelo Canal de Beagle.

O Canal de Beagle é um estreito marítimo que liga os Oceanos Pacífico e Atlântico e que separa a Ilha Grande de Terra do Fogo de outras ilhas menores.

Vista de Ushuaia desde o Canal de Beagle

Várias empresas localizadas em pequenas casinhas no Cais Turístico de Ushuaia oferecem esse passeio e então surge a dúvida sobre qual opção escolher.

Navegar num grande catamarã, num barco ou num veleiro? Visitar ou não a pinguineira? Descer para fazer uma pequena caminhada ou não? Se encarar o trekking, descer na ilha Bridges ou na ilha H?

A opção eleita foi a navegação no veleiro IF da empresa Três Marias porque:

  • Navegar num veleiro é muito mais atrativo que em uma grande embarcação já que o veleiro comporta menos pessoas (limite de 10 pessoas por passeio) e pode se aproximar mais das ilhas.
  • Visitar a ilha H é mais atrativo já que é um trekking mais demorado (em torno de 1h) e possui maior biodiversidade do que a ilha Bridges. Além disso, a ilha H é uma reserva natural na qual somente a Três Marias possui permissão para desembarcar.
  • Visitar a pinguineira no passeio pelo Canal de Beagle é furada pois só será possível ver os pinguins da Isla Martillo desde o barco. O melhor seria contratar um passeio a parte para visitar a Isla Martillo na qual será possível desembarcar na ilha para ver os pinguins de perto.

Veleiro IF

Três Marias

Em resumo, a navegação no veleiro IF da empresa Três Marias é um passeio com paradas na Isla Alicia e na Isla H e a duração total do passeio é de 4h.

Isla Alicia

Também conhecida como Isla de los Lobos, a Isla Alicia é na verdade um grande rochedo localizado no Canal de Beagle e que foi a primeira parada da navegação.

Depois de ½ hora de navegação o veleiro começou a se aproximar da ilha e quanto mais a embarcação se aproximava, mais forte era o fedor e o barulho produzido pelos animais. O cheiro é semelhante ao que se sente quando se visita um Mercado de Peixe, no entanto, na Isla Alicia esse cheiro é muito mais acentuado.

Isla Alicia (Isla de los Lobos)

Na ilha é possível avistar uma grande quantidade de aves, principalmente gaivotas e cormoranes reais e imperiais. Aliás, numa primeira vista muitos confundem os cormoranes com pinguins, no entanto é fácil identificar um cormoran pois esse sabe voar ao contrário dos pinguins.

Mas apesar das aves estarem em maioria, os grandes protagonistas da ilha são os leões marinhos. Aliás, a Isla Alicia também é conhecida como Isla de los Lobos justamente pela presença dos leões marinhos que são conhecidos como lobos marinos por lá.

Isla Alicia e sua fauna: gaivotas, cormoranes e leões marinhos

Trekking na Isla H

Depois da visita a Isla Alicia, o veleiro partiu em direção a Isla H onde seria realizada uma caminhada.

A Isla H está para a Argentina como o Chuí está para o Brasil, ou seja, é o ponto mais ao sul do país. Além disso, essa ilha é uma reserva natural desabitada e seu nome se deve ao formato da ilha que lembra a letra H se observada desde o alto.

Trekking na Isla H

A caminhada na ilha começou com o guia nos explicando sobre a vegetação local e nos advertindo para não pisar numa planta que parecia uma rocha coberta de musgo cuja presença é constante na ilha.

Depois disso o guia nos mostrou alguns ossos que eram dos yámanas e aproveitou para contar um pouco sobre a histórias desses índios que viviam nessa região.

Guia Juan Pablo mostrando os ossos dos yámanas na Isla H

O ponto final da caminhada é um paredão rochoso que serve de habitat para diversos cormoranes.

Esses cormoranes são conhecidos como cormoranes de cuello negro ou cormoranes rockeros. O nome cormoran de cuello negro surgiu por causa da plumagem negra que essas aves apresentam na região do pescoço, enquanto que o nome cormoran rockero se deve ao fato dessas aves construírem seus ninhos em paredões rochosos como pode ser visto na foto abaixo da Isla H.

Cormoranes rockeros na Isla H

Pouco antes de chegar a esse paredão, o guia falou um pouco sobre essa espécie de cormoran e pediu a todos que falassem baixo ou mantivessem silêncio dali pra frente.

O guia disse que até o dia anterior não havia eclodido nenhum ovo e portanto dificilmente veríamos um filhote de cormoran. No entanto, justo no momento da nossa chegada um filhote resolveu nascer e podemos contemplar esse espetáculo da natureza que fechou com chave de ouro o passeio (com algum sacrifício é possível observar a cabeça do filhotinho na foto abaixo).

Cormoran rockero e seu filhotinho que acaba de nascer

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...