Senda Costera – Parque Nacional Tierra del Fuego

Passeio realizado no dia 29/11/2010

O Parque Nacional Tierra del Fuego é uma das principais atrações para todos àqueles que visitam Ushuaia e apesar de ser um passeio voltado principalmente aos que desejam ver paisagens magníficas através de horas de caminhada, também é possível conhecer alguns pontos do Parque sem tanto esforço físico.

A entrada do Parque está localizada a uns 12 km da cidade e a melhor forma para chegar até lá é contratando um transfer. Existem várias empresas que fazem esse transporte que sai de hora em hora de Ushuaia pela manhã e do Parque ao fim do dia.

Dentre as várias opções de trilha que o Parque oferece, escolhi fazer a Senda Costera pela manhã e depois fazer as trilhas do Circuito Lapataia. Dessa forma, a melhor opção seria começar a Senda Costera pela Bahia Ensenada e assim pedi para o transfer parar pouco depois da entrada do Parque no local mais próximo de onde começaria essa trilha.

Placa indicando o início da trilha

A trilha conhecida como Costeira (Senda Costera) é uma das mais belas do Parque e seu nome se deve porque grande parte dessa trilha é realizada margeando as águas do Canal de Beagle.

A extensão total da Senda Costera é de 8 km e é possível percorrê-la começando tanto pela Bahia Ensenada nas proximidades da entrada do Parque quanto pela outra ponta que se localiza nas proximidades do Lago Roca.

Paisagem durante a Senda Costera

Logo no começo da Senda Costera se encontra uma das atrações mais famosas da região que é o Correio do Fim do Mundo. Nesse correio é possível enviar um postal ou carimbar seu passaporte com a temática do Fim do Mundo que tanto se fala, mas na minha humilde opinião é uma atração pega-turista assim como o famoso passeio do trem do fim do mundo que te leva do nada ao lugar nenhum.

Mas voltando a trilha, a primeira metade do caminho é realizada margeando a Bahia Zaratiegui quase todo o tempo e sem dúvida alguma é a parte da trilha na qual serão observadas as melhores paisagens.

Vista da Bahia de Zaratiegui durante a Senda Costera

Impossível não ficar hipnotizado com a cor e a transparência da água nos mais diversos pontos da trilha. Em certos momentos a água possui uma cor azul turqueza, depois muda para um azul piscina e caminhando um pouco mais a água está com uma coloração verde esmeralda.

Depois de ver tanta beleza, resta apenas uma dúvida: se é pecado uma água tão gelada impedir que todos mergulhem nesse mar lindo ou se é uma benção já que a temperatura baixa é um protetor natural que não permite a degradação do local.

Paisagem durante a Senda Costera

Já a segunda metade do caminho da Senda Costera é realizada primeiramente margeando a Bahia Lapataia e em sua parte final a trilha adentra pelos bosques do Parque.

Assim como na Bahia Zaratiegui, o visual que se tem na trilha que margeia a Bahia Lapataia é de tirar o fôlego. As paisagens de praias de pedrinhas com água cristalina contrastam com os picos nevados e bosques que são onipresentes durante toda a trilha.

Prainha na Bahia de Lapataia durante a Senda Costera

Depois de já ter caminhado bastante pela costa, a trilha muda de direção e segue para o interior do bosque do Parque. A vegetação presente no Parque é bastante verde e úmida, ao contrário da vegetação vista em grande parte da Patagônia que é caracterizada principalmente pela vegetação rasteira e seca típica de áreas desérticas.

Isso se deve pois Ushuaia se encontra entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes ao contrário das demais cidades patagônicas. Dessa forma, a região se torna mais úmida pois não tem a Cordilheira dos Andes como barreira natural para impedir a chegada das nuvens vindas do Pacífico.

Bosque durante a Senda Costera no Parque Nacional Tierra del Fuego

Dentre as mais variadas plantas e árvores que é possível observar no Parque Nacional Tierra del Fuego, o que chama mais atenção a todos os que caminham pelo bosque são os fungos conhecidos como pan de indio. Esse fungo é um parasita que se aloja nos troncos e galhos das árvores e seu nome vem do fato de que os yámanas se alimentavam com esse fungo.

Árvore cheia de pan de indio

Pan de indio

Em resumo, apesar do passeio exigir um certo preparo físico, essa trilha possui uma dificuldade de moderada a baixa já que grande parte da caminhada é realizada num terreno plano e não existe a necessidade de ir e voltar pela mesma trilha, ou seja, só será necessário caminhar uma vez os 8 km de extensão da trilha. Além disso, com tantas paisagens lindas ao longo do caminho, sempre haverá uma desculpa para um descanso ao longo da caminhada para tirar uma foto ou simplesmente para contemplar o visual do Parque que é a principal atração de Ushuaia na minha opinião.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...