Circuito Lapataia – Parque Nacional Tierra del Fuego

Passeio realizado no dia 29/11/2010

Continuando o relato sobre o Parque Nacional Tierra del Fuego, após passar a manhã e o comecinho da tarde apreciando as belas paisagens da Senda Costera, chegou o momento de se aventurar pelas trilhas da região conhecida como Circuito Lapataia.

O Setor Lapataia é a região mais visitada pelos turistas que vão ao Parque Nacional Tierra del Fuego e isso se deve a 2 motivos principais.

O primeiro deles é o fato de que é lá onde termina a Ruta Nacional Nº 3 que nada mais é que o ponto mais ao sul da estrada que cruza as Américas de Norte a Sul.

Ponto final da estrada que liga as Américas de Norte a Sul

Já o segundo motivo se deve ao fato de que, ao contrário das demais trilhas do Parque que são caminhadas de maior duração, o setor Lapataia oferece diversas trilhas de curta duração. Dessa forma, o turista mais sedentário pode escolher fazer uma caminhada de poucos minutos assim como os turistas mais dispostos podem se aventurar por todas as pequenas trilhas da área.

Paseo de la Isla

Essa trilha costuma ser a primeira ou a última a ser percorrida pelos turistas no Circuito Lapataia já que se encontra próxima as demais trilhas do Parque como a Senda Costera.

O nome da trilha se deve ao fato da caminhada ser realizada totalmente em uma ilha banhada pelos rios Ovando e Lapataia no Arquipélago Cormoranes.

Início da Trilha Paseo de la Isla

O Paseo de la Isla é uma trilha bastante fácil como todas do Circuito Lapataia. O caminho a ser percorrido é de apenas 600 metros e não é necessário fazer o caminho de volta já que ela se conecta com as demais trilhas do Parque.

O visual ao longo dessa curta trilha combina muita água e vegetação com montanhas de picos nevados ao fundo. Em alguns pontos da trilha também é possível observar a paisagem a partir de mirantes de madeira que se integram bem a natureza do Parque.

Paisagem durante a Trilha Paseo de la Isla

Laguna Negra

Essa trilha é ainda mais fácil que a anterior, já que o percurso é feito sempre em um caminho demarcado que lembra bastante as trilhas presentes em parques de cidades urbanizadas. Dessa forma, essa trilha é parada obrigatória de todo ônibus de excursão que leva os turistas a conhecerem pelo menos um pouquinho do P. N. Tierra del Fuego.

Início da Trilha a Laguna Negra

A distância da trilha é de pouco menos de 1 km, no entanto, ao contrário da trilha Paseo de la Isla, se faz necessário percorrer o caminho de ida e volta pelo mesmo trajeto, já que a trilha a Laguna Negra não se conecta com nenhuma outra trilha.

Como o nome já diz, a trilha Laguna Negra leva o turista a conhecer um lago que possui uma água de coloração escura. Além disso, ao redor desse lago se encontra um turbal em processo de formação que torna a paisagem ainda mais incrível.

Laguna Negra

Senda del Turbal

Essa trilha é uma das mais longas entre todas do Circuito Lapataia. Seu percurso total é de 2 km ao longo de bosques e turbais.

Principal atração dessa trilha, um turbal é um terreno úmido formado por plantas mortas que se decompõem lentamente devido as baixas temperaturas, a falta de oxigênio e a acidez da água que impedem a atividade das bactérias. Dessa forma, a quantidade de matéria orgânica que se decompõe é menor que a gerada pelas plantas que crescem no turbal.

Início da Trilha do Turbal

Uma curiosidade informada em uma das placas presentes ao longo das trilhas é que, por causa da sua capacidade de acumular elementos orgânicos que não se encontram em decomposição completa, é possível extrair dos turbais informações sobre as condições climáticas e ecológicas do local no passado e assim analisar sobre possíveis mudanças climáticas na região.

Turbal

Senda Castorera

Com apenas 400 metros de percurso, essa curta trilha está conectada com a trilha do Turbal e possui como principal atração a possibilidade de se observar o impacto produzido pelos castores em uma área que apresenta uma colônia ativa desses animais.

Conta a história que em 1946, 25 casais de castores americanos foram introduzidos na Ilha de Tierra del Fuego com o objetivo de se obter o couro do animal.

No entanto, os castores encontraram um ambiente bastante favorável na região por ser um local semelhante ao seu hábitat original mas ainda melhor devido a ausência de predadores e de competidores naturais.

Início da Trilha a Castorera

Dessa forma, os castores se reproduziram rapidamente, passando de 50 para um número estimado em 100 mil, tornando-se dessa forma uma praga na região.

Mas os castores são considerados pragas atualmente não apenas pela grande quantidade de animais presentes, mas devido as alterações que eles provocam no ecossistema local.

Os castores cortam as árvores para se alimentar, para gastar os dentes e para construir os diques onde se instalam. No entanto, essa alteração na vegetação provocada pelos castores tem causado o desaparecimento dos bosques da Tierra del Fuego, pois essas árvores não crescem novamente como nos locais de origem dos castores, produzindo paisagens devastadoras no P. N. Tierra del Fuego.

Dique formado pelos castores

Mirador Lapataia

A trilha que leva ao mirante onde é possível ter uma vista panorâmica da Bahia Lapataia é uma caminhada leve e totalmente demarcada.

Início da Trilha ao Mirador Lapataia

Com extensão de menos de 1 km, essa trilha provavelmente é a mais visitada no Parque pois se encontra no final da estrada que corta as Américas de Norte a Sul e também por possuir uma infra-estrutura excelente para os turistas, contando com passarelas de madeira e caminhos fáceis de serem percorridos por pessoas de qualquer idade.

Bahia Lapataia vista desde o Mirante

Senda de la Baliza

Essa trilha é a mais longa do Circuito Lapataia com 2,5 km de extensão. No entanto, como essa trilha não se conecta com nenhuma outra, é necessário andar 5 km ao total fazendo o mesmo trajeto na volta.

Início da Trilha de la Baliza

Assim como na Castorera, essa trilha passa por uma colônia ativa de castores. Portanto, é uma grande oportunidade para avistar essas pragas que tanto ameaçam o ecossistema local.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Cristiane Dias disse...

Oi José Luiz, acabei de conhecer seu blog, mas por coincidência foram as suas informações (postadas no mochileiros.com) que me ajudaram a decidir o que conhecer em Ushuaia.
Obrigada pelas informações disponibilizadas.
Abs.

José Luiz Gonzalez disse...

Olá Cristiane, tudo bom?

Logo que voltei da viagem a Patagônia eu escrevi um relato no Mochileiros.com mas estou aos poucos fazendo posts mais detalhados e atemporais sobre cada passeio aqui no blog.

Obrigado pelo comentário!

Abraço!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...