Fui roubado no exterior, e agora?

Após saber das dificuldades que um amigo passou em Barcelona após ter sua mochila furtada com todos os seus pertences (incluindo passaporte e cartões de crédito), resolvi fazer um post que espero que ajude a todos os brasileiros que venham a sofrer com a perda, extravio ou furto de documentos ou dinheiro no exterior.

Passaporte Perdido

Se você teve seu passaporte roubado ou perdeu o documento durante sua viagem ao exterior, veja abaixo o que fazer:

Passaportes Brasileiro

Delegacia

Ir a delegacia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência deve ser a 1ª atitude a ser tomada. Esse B.O. será a prova que você realmente perdeu o documento e somente após possuir esse registro na polícia que será possível obter um novo passaporte.

Consulado ou Embaixada

Tendo o B.O. em mãos e mais algum documento de identificação, o próximo passo é se dirigir ao Consulado ou Embaixada mais próximo. Para encontrar o Consulado mais próximo de onde você se encontra, acesse o site do Ministério de Relações Exteriores que possui uma listagem de todos os serviços consulares brasileiros espalhados pelo mundo.

Para a emissão do novo passaporte, também será necessário o pagamento de uma taxa que custará o dobro do valor normal devido a não apresentação do passaporte anterior.

Dependendo da emergência da situação, poderá ser emitido o passaporte emergencial ou o comum. Caso seja o emergencial, poderá ficar pronto no mesmo dia da solicitação ou demorar alguns dias dependendo do Consulado e da época na qual o pedido foi realizado.

Cartão de Crédito Roubado

No entanto, se você teve seu cartão de crédito furtado ou simplesmente não consegue encontrá-lo mais durante sua viagem, veja abaixo como proceder:

Cartões de Crédito

Bloqueio do Cartão

Primeira medida a ser tomada, o bloqueio do cartão deve ser solicitado a operadora do cartão de crédito para evitar o uso indevido do cartão por terceiros.

Clientes da bandeira Visa devem comunicar a perda do cartão ao Visa Global Customer Assistance Services (GCAS). A ligação poderá ser feita a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo de forma gratuita. Os telefones se encontram no site da Visa.

Já clientes da bandeira MasterCard devem entrar em contato com a MasterCard Global ServiceTM. Assim como na Visa, o serviço é prestado 24h/dia durante 365 dias por ano. Os telefones para contato se encontram no site da MasterCard.

Delegacia

Assim como na perda de um passaporte, é importante possuir um registro na polícia que ateste que ocorreu a perda do cartão de crédito, mesmo que ele não tenha sido furtado.

Cartão Emergencial

Caso você esteja sem cartão e dinheiro para prosseguir a sua viagem após a perda/furto do cartão, o melhor a ser feito é pedir junto a sua operadora um cartão emergencial.

Esse cartão pode ser solicitado durante a mesma ligação telefônica de pedido de bloqueio do cartão para a operadora do cartão de crédito.

Após a aprovação do seu banco, o cartão será enviado para o lugar onde você estiver hospedado em pouco tempo (pode levar alguns dias ou com sorte chegar no mesmo dia da solicitação do cartão emergencial).

Compartilhe sua experiência

Você já passou por uma situação semelhante de perda, roubo ou furto durante uma viagem ao exterior? Comente abaixo sua experiência para ajudar a todos os que estejam passando por essa situação a saber o que fazer nesse momento tão delicado que ninguém espera passar durante uma viagem.

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Anônimo disse...

Em uma viagem para o México perdi meu cartão Visa. Ao perceber, liguei imediatamente para o serviço e fui muito bem atendido. Solicitei um atendente que soubesse português e me lasquei. Era português de Portugal. Preferi o atendente americano mesmo. Engraçado como as coisas lá fora realmente funcionam. No dia seguinte me entregaram um cartão extra para emergências.

José Luiz Gonzalez disse...

Olha, não posso te garantir que aqui no Brasil funciona perfeitamente já que nunca o utilizei, mas acredito que independente do país onde aconteça o problema (salvo raras exceções), a Visa presta um dos serviços de emergência mais bem avaliados pelo que já pesquisei!
Eu posso falar apenas do uso do serviço de Seguro Saúde concedido pela Visa para viagens e sempre funcionou muito bem comigo!
Abraço!

luiz feliciano disse...

foi roubado no uruguai e fiquei sem meus documentos e cartões. liguei na operadora do meu cartão mastercard me garantiram que era só procurar uma agência do itaú para conseguir o meu cartão emergencial. Fui agência e o gerente não me garantiu o cartão emergencial e sim quis me vender um Travel Card da Amex. Disse que era a única maneira de me ajudar.

Jose disse...

Otimas dicas, tenho certeza que vão ajudar muitos viajantes. Também ja aconteceu de eu ser assaltado na India..

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...