Ushuaia: o Fim do Mundo é aqui!

Capital da Província da Terra do Fogo, Ushuaia é a cidade mais austral do mundo e um importante pólo turístico da Patagônia Argentina.

A cidade que se desenvolveu devido a instalação do famoso Presídio do Fim do Mundo, hoje consegue viver em grande parte por causa do turismo e também por ser uma zona franca, o que torna o local perfeito para comprar produtos como bebidas alcoólicas, calçados e roupas de frio.

O que fazer em Ushuaia?

Ushuaia oferece diversos passeios que irão agradar a todos os tipos de pessoas.

Segue abaixo os passeios que realizei durante os 4 dias que estive em Ushuaia:

Parque Nacional Tierra del Fuego

Entretanto, muitos outros passeios podem ser realizados no Fim do Mundo dependendo da época do ano ou dos gostos pessoais de cada um. Os principais são:

Onde ficar em Ushuaia?

Ushuaia possui hospedagens para todos os tipos de gostos e bolsos. Como minha viagem a Patagônia foi em estilo mochileiro, fiquei hospedado durante 4 dias no ótimo albergue Antarctica Hostel.

Antarctica Hostel

O hostel oferece quartos privados para 1 até 3 pessoas, mas também é possível reservar camas individuais para quartos compartilhados com até 6 camas.

A reserva pode ser efetuada em sites como o hostelworld, como também diretamente pelo site do hostel que possui um formulário para quem deseja realizar a reserva.

O pagamento foi efetuado diretamente no hostel, sendo dinheiro a única opção aceita. Vale ressaltar que não é necessário pagar nada antecipadamente caso a reserva seja efetuada pelo site do hostel, enquanto que pelo hostelworld se paga 10% no ato da reserva além de uma taxa pelo serviço.

Eu gostei bastante do hostel já que ele me pareceu super limpo, o staff foi o mais simpático e prestativo de todos os hostels que já estive até o momento, a localização era ótima nas redondezas da Av. San Martín e do Museu do Presídio, o café da manhã estava incluído no preço da diária e possui uma cozinha grande e bem equipada para quem quiser cozinhar no local.

Antarctica Hostel

O que comer em Ushuaia?

Antes de mais nada, quero deixar bem claro que a temática gastronômica nunca foi meu objetivo em uma viagem. Eu realmente não sinto necessidade em conhecer a culinária local e não acho que a viagem fica incompleta se não degustar pelo menos 1 vez um prato típico da região que se está visitando.

No entanto, reconheço que para muitos isso é um fator importante ou até essencial em uma viagem. Dessa forma, listarei abaixo algumas dicas para quem quer comer algo típico na cidade de Ushuaia.

Centolla

A Centolla é um caranguejo gigante e a maior atração gastronômica de Ushuaia e de toda região litorânea da Patagônia.

Vários restaurantes e bares anunciam essa iguaria na fachada de seus estabelecimentos e alguns até possuem esse crustáceo como um logotipo chamativo do local.

Existem muitos pratos a base de centolla como sopas, risotos e empanadas. No entanto, a principal receita da Terra do Fogo é a centolla fueguina.

Centolla Creative Commons License Crédito: André Oliveira

Cordeiro Patagônico

Assim como a Centolla, o Cordeiro Patagônico é o carro chefe de diversos restaurantes presentes em Ushuaia.

Os restaurantes costumam colocar vários cordeiros assando numa área de fácil visão aos que caminham pelas ruas de Ushuaia com o objetivo de atrair os turistas a pararem em seus estabelecimentos para provarem um almoço típico da Ilha da Terra do Fogo.

Cordeiro Patagonico

Curiosidades

Porque Fim do Mundo?

Ushuaia é a cidade mais ao sul do planeta, e por isso a cidade recebeu esse título de cidade do fim do mundo.

Aliás, esse marketing gerado pelo nome Fim do Mundo acabou virando piada na região já que em busca de divulgação, tudo na região acaba sendo batizado com esse nome: o Correio do Fim do Mundo, o Trem do Fim do Mundo, a Cidade do Fim do Mundo, o Museu do Fim do Mundo e etc.

Mas ao contrário do que muitos pensam, apesar de Ushuaia ser a cidade mais próxima da Antártida, ela não possui um clima tão inóspito como se encontra em outras cidades próximas ao Pólo Norte, visto que a latitude de Ushuaia se equipara a cidades como Liverpool na Inglaterra, Copenhague na Dinamarca ou Moscou na Rússia e é superada por quaisquer cidades suecas por exemplo.

Fim do Mundo

Porque Terra do Fogo?

Os primeiros navegadores europeus que se aventuraram nessa região ficaram surpresos com as grandes chamas que avistavam desde suas embarcações e, por isso, batizaram o local como Terra do Fogo.

No entanto, essas chamas não eram produzidas pelo solo da região, mas sim pelos índios yámanas que foram os primeiros habitantes da Ilha da Terra do Fogo.

Mais curiosidades?

Se você souber de mais alguma informação inusitada sobre Ushuaia ou possui curiosidade em descobrir o motivo de algo do fim do mundo, deixe um comentário abaixo para que todos possam conhecer um pouco mais sobre essa região remota do nosso planeta.

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Anônimo disse...

Amigo,

adorei seu blog e informações, estou querendo conhecer esse lugar no estilo meio que mochileiro, uns 4 a 5 dias... tem ideia de qto +- irei gastar fora as passagens?

grato

Luiz Henrique

Anônimo disse...

Em janeiro, as chances de neves são nulas? ou muito próximas de zero?

marsamroc@yahoo.com.br

Sebastian Bach disse...

Antes de mais nada, quero deixar bem claro que a temática gastronômica nunca foi meu objetivo em uma viagem. Eu realmente não sinto necessidade em conhecer a culinária local e não acho que a viagem fica incompleta se não degustar pelo menos 1 vez um prato típico da região que se está visitando." Cara, finalmente alguém teve coragem de dizer isso! Concordo e assino embaixo.

Sebastian Bach disse...

Antes de mais nada, quero deixar bem claro que a temática gastronômica nunca foi meu objetivo em uma viagem. Eu realmente não sinto necessidade em conhecer a culinária local e não acho que a viagem fica incompleta se não degustar pelo menos 1 vez um prato típico da região que se está visitando." Cara, finalmente alguém teve coragem de dizer isso! Concordo e assino embaixo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...