Trilha Cuernos – Torres: 4º dia do Circuito W

Trilha realizada no dia 07/12/2010

A expectativa para o penúltimo dia do Circuito W em Torres del Paine era de um dia semelhante ao 2º dia de caminhada: uma trilha com uma distância curta e com poucos desníveis, mas em troca muito esforço físico para carregar o mochilão durante todo o trajeto de mais de 11 km que separam o Refúgio Cuernos do Torres.

Vista dos Cuernos desde o Refúgio

Após tomar um café da manhã reforçado com uma bela vista para os Cuernos del Paine, foi chegada a hora de pegar novamente o mochilão e partir para realizar mais 4 a 5 horas de trilha desse penúltimo trecho do Circuito W.

Grande parte dessa trilha é realizada mais uma vez às margens do Lago Nordenskjöld, o que proporciona um encanto a mais durante a caminhada graças a beleza das águas de degelo do lago cercado por montanhas com picos nevados.

Lago Nordenskjöld

Ao contrário do que acontece nos percursos do Lago Grey ou do Vale do Francês, um ponto positivo nessa trilha do Parque Nacional Torres del Paine é que existem várias placas indicativas ao longo do caminho com informações de altimetria, distância percorrida até o momento e quanto falta a ser percorrido para a próxima marcação.

Pode parecer algo simples, mas esse tipo de informação ajuda muito aos caminhantes para que esses tenham uma ideia melhor a respeito do percurso a ser vencido, como também auxilia na força motivacional já que vencer vários pequenos trechos é mais fácil do que simplesmente pensar em um longo caminho (o famoso dividir para conquistar!).

1ª Placa indicativa e ponto mais alto durante a trilha

Um outro ponto muito questionado por quem realiza o Circuito W é se vale a pena utilizar-se do atalho do Refúgio Chileno e se existe uma boa indicação, já que a trilha desse atalho não é a oficial do Parque Nacional Torres del Paine.

Por não ter cortado caminho através desse atalho, posso afirmar que quem deseja utilizar o atalho não perderá nenhuma atração impactante (talvez até tenha vistas melhores nesse trecho já que o atalho possui grande desnível comparado ao caminho tradicional). Além disso, a sinalização do atalho é clara em ambas as extremidades desse atalho.

Início do atalho que leva ao Refúgio Chileno com vista ao Monte Almirante Nieto

Em resumo, serão vários quilômetros de trilhas margeando o Lago Nordenskjöld e com vistas maravilhosas do Monte Almirante Nieto, mas no geral, essa trilha serve mais como uma ligação entre 2 trilhas lindas (a do Vale do Francês e a da Torres del Paine) do que um caminho que se caracterize como ponto alto da viagem (mas já que há a necessidade de atravessá-la, porque não aproveitar e apreciar as paisagens também né?).

Lagoa no fim da trilha e vista do Lago Nordenskjöld ao fundo

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...