Trilha às Torres del Paine: 5º dia do Circuito W

Trilha realizada no dia 08/12/2010

Último dia de trilha no Parque Nacional Torres del Paine, a subida ao Mirante Las Torres é o momento mais aguardado por todos que visitam essa Reserva Mundial da Biosfera que se encontra na Patagônia Chilena.

Símbolo maior e responsável pelo nome dado ao Parque, as Torres del Paine são grandes blocos de granitos formados pela força do gelo glacial e a melhor vista dessas montanhas se obtém ao fim da trilha que leva a seu mirante que se encontra a quase 1000 metros de altitude.

Parte 1: Refúgio Torres ao Chileno

A primeira etapa da trilha possui 2 dificuldades principais: o grande desnível que se deve vencer no começo e o forte vento presente em determinados pontos da trilha.

Como mostra a foto abaixo com a placa indicativa da trilha, boa parte da distância percorrida no começo será numa subida, na qual em pouco mais de 1 hora de caminhada se avançará mais de 500 metros de altitude.

Placa indicando percurso durante a trilha

Após superar esse desafio inicial, ao mesmo tempo que o caminhante ficará deslumbrando com as vistas do Vale do Rio Ascencio, ele deverá tomar bastante cuidado ao caminhar pelo local, visto que a largura da trilha é pequena em certos pontos e os fortes ventos podem tornar o passeio bastante perigoso considerando o abismo que se encontra ao lado.

Por sorte não tivemos problemas com relação aos ventos ao passar nesse local, mas durante a trilha encontramos pessoas que relataram momentos de tensão ao passar por essa área, chegando ao ponto de terem que se deitar no chão para não serem levadas pelo vento.

Vale do Rio Ascencio

Vale ressaltar também que nesse trajeto se encontra o desvio para pegar o atalho para o Acampamento Los Cuernos. Como o próprio nome diz, esse atalho é uma forma de encurtar o caminho desde a trilha do Mirante Las Torres até o Vale do Francês e por isso não faz parte oficialmente do Circuito W.

Atalho para o Refúgio Los Cuernos

Parte 2: Refúgio Chileno ao Mirante Las Torres

Após uma parada para repor as energias no Acampamento Chileno, prosseguimos na trilha com destino ao Mirante Las Torres.

A trilha avança por dentro de um bosque a partir do Acampamento Chileno e segue sem grandes dificuldades, visto que não há grandes desníveis no caminho até a chegada do Acampamento Torres.

Placa próxima ao Acampamento Torres

Para chegar do Acampamento Torres ao Mirante Las Torres, prepare-se para uma forte subida em meio a um terreno muitas vezes traiçoeiro e que tende a ficar ainda mais perigoso em situações como a que tivemos que enfrentar: neve caindo sem dar trégua e se acumulando cada vez mais na trilha.

Bosque no caminho ao Mirante Las TorresVegetação branca pela neve

Como se observa nas fotos, o clima estava péssimo no dia que fizemos essa trilha: o frio era cada vez maior, a neve só aumentava com a proximidade do mirante e a visibilidade era mínima.

Como era esperado devido as condições climáticas, a vista que obtivemos no Mirante Las Torres foi na verdade de uma grande névoa. Em momento algum era possível avistar as Torres del Paine e, dessa forma, o máximo que se enxergava era a placa indicando o ponto onde seria o mirante e o lago formado pelo degelo.

Mirante Las Torres

A dica que deixo para àqueles que desejam conhecer esse maravilhoso Parque Nacional é decidir qual o sentido do Circuito W irão realizar apenas quando chegarem ao PN Torres del Paine.

Caso o dia esteja nublado, realizem o Circuito W no sentido inverso começando pelo Lago Grey, já que depois você terá uma nova oportunidade de avistar as Torres del Paine numa condição melhor.

No entanto, se o dia de chegada ao Parque estiver com o céu limpo, comece o Circuito W pelo sentido tradicional para avistar as Torres del Paine em sua plenitude logo nesse primeiro dia (como é possível ver nas fotos abaixo).

Torres del Paine Creative Commons License Crédito: Chadica

Torres del Paine CC License Crédito: MiguelVieira 

Uma outra dica é dormir no Acampamento Torres e depois subir ao mirante de madrugada para ver as Torres ao amanhecer. Apesar das dificuldades em ter que acordar muito cedo e fazer quase 1 hora de trilha na escuridão até chegar ao mirante, saiba que isso será recompensado com uma bela vista das Torres del Paine alaranjadas pelos primeiros raios solares que as atingem.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Boia Paulista disse...

Oi, José. Tudo bem? =)
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie - Boia Paulista

José Luiz Gonzalez disse...

Obrigadão mais uma vez pela seleção Natalie!

Bjos!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...