Tui – Espanha

Viagem realizada no dia 12/08/2009

Tui (Tuy em castellano ou Tui no dialeto local) é uma cidade galega localizada ao sul da província de Pontevedra. Tui é famosa por ser a porta de entrada a Espanha para aqueles que fazem o caminho português em direção a Santiago de Compostela.

Vista da cidade de Tui

Tui é uma cidade relativamente pequena (não supera os 20 mil habitantes), mas que possui uma grande importância histórica para a região, visto que já foi sede de uma das sete capitais de províncias do antigo Reino da Galícia e foi palco de inúmeros conflitos devido a sua posição estratégica às margens do Rio Minho, na fronteira com Portugal.

O que visitar em Tui?

Centro Histórico

O Centro Histórico de Tui segue o estilo encontrado em praticamente todas as cidades galegas com suas ruas estreitas e casas de pedra.

O Paseo da Corredera é a principal rua de Tui (foto abaixo). Ela é rodeada de belas construções marcantes para a história do local, onde a pedra se faz presente a todo momento. Nos dias de hoje, o Paseo da Corredera se converteu no principal local de ócio da cidade, pois é cercada de bares e restaurantes que colocam suas mesas na calçada para os turistas e locais apreciarem as belas vistas que a cidade proporciona enquanto degustam a saborosa culinária galega.

Paseo da Corredera no Centro Histórico de Tui

Como não poderia deixar de ser, o Centro Histórico de Tui está repleto de construções que demonstram a forte religiosidade do povo galego. São capelas, igrejas, conventos, cruzeiros, estátuas dedicadas a santos, entre muitas outras formas de representação da fé católica presente na Galícia.

Um exemplo dessa religiosidade dos galegos é o Convento de Santo Domingo (foto abaixo à esquerda), que foi construído pelos dominicanos que residiam na região desde o começo do século XIII. A princípio, o Convento ficou fora das muralhas que cercavam a cidade, mas no século XVII, com a construção das novas muralhas, acabou ficando protegido em seu interior. O Convento, que também conta com uma igreja, foi construído inicialmente em estilo gótico e depois sofreu influência barroca.

Outra demonstração clara da fé católica dos tudenses, a Igreja de São Telmo (foto abaixo à direita) foi construída no exato local onde morreu este santo dominicano no século XIII. São Telmo é o padroeiro da cidade de Tui e sua igreja foi construída no final do século XVIII num estilo barroco português único em terras galegas.

Convento de Santo Domingo Igreja de São Telmo

Declarado conjunto histórico-artístico pelo Ministério de Cultura da Espanha, o Centro Histórico de Tui representa um exemplo clássico de urbanização medieval e a presença de elementos religiosos também marca essa época.

Um exemplo perfeito do estilo galego pode ser visto na Plaza de la Armada (foto abaixo à esquerda). Essa praça é toda feita em pedra, com correntes que separam a praça da rua, além de possuir um belo cruzeiro em seu centro, deixando mais uma vez bem claro a religiosidade dos moradores tudenses.

Outro convento presente na cidade é o Convento das Clarissas (foto abaixo à direita), que foi fundado no ano de 1524 no local onde antes se encontrava a igreja românica de Santa Maria. No fim do século XVII foi iniciada a construção da atual igreja que possui arquitetura classicista, enquanto o convento foi construído entre os séculos XVII e XVIII.

Plaza de la Armada Convento das Clarissas

A Igreja de São Francisco (foto abaixo à direita) se encontra no Paseo da Corredera em frente as bandeiras hasteadas das comunidades autônomas espanholas. Essa igreja fazia parte do convento franciscano de Santo Antônio, construído entre os séculos XVII e XVIII e que atualmente se converteu em Seminário Menor Diocesano.

Um detalhe que para muitos pode passar despercebido durante um passeio pelas ruas de Tui são as belas placas de rua do Centro Histórico. Elas são feitas de pedra, mantendo assim uma harmonia na paisagem do local, e além do nome da rua no dialeto galego, as placas também mostram o escudo de Tui e o antigo nome da rua como é mostrado na foto abaixo à esquerda.

Placas de Tui Igreja de São Francisco

Outro simples detalhe que faz toda a diferença na boa imagem que a cidade passa para os turistas são as placas explicativas que se encontram em frente a todos os pontos turísticos, como a mostrada na foto acima à esquerda que se encontra na frente da Igreja de São Francisco. As placas vêm com informações no idioma espanhol e fornecem um resumo sobre a arquitetura e a história do local para a cidade.

Catedral

A Catedral de Santa Maria é uma construção tão impactante contida no Centro Histórico de Tui que seria injusto apenas mencioná-la no tópico acima.

Essa Catedral começou a ser construída no século XII, logo, a sua planta e os primeiros elementos a serem construídos, como a face norte e as formas representadas nas colunas que adornam a igreja, possuem um estilo românico enquanto a entrada principal (foto abaixo) possui um estilo gótico, inclusive sendo considerada como a primeira obra gótica realizada na Península Ibérica.

Entrada Principal da Catedral de Tui

Um ponto alto da visita a Catedral é apreciar o belo Pórtico presente na entrada principal (foto abaixo à esquerda). Esse pórtico apresenta em sua área central 2 representações católicas clássicas: a adoração dos Reis Magos na parte superior e o nascimento do menino Jesus na parte inferior. Além disso, nas colunas laterais existem mais 8 esculturas que representam São João Batista, São Pedro, Moisés, etc.

No interior da Catedral podem ser apreciados o belo altar com suas relíquias, além de 2 órgãos barrocos do século XVIII e diversos retábulos como o mostrado na figura abaixo à direita. Além disso, existem outras atrações pagas no interior da Catedral como a Torre de Soutomaior (ótimo local para se ter uma vista panorâmica de toda a cidade), o Claustro (único claustro medieval conservado entre todas as catedrais galegas) e o Museu Catedrático.

Pórtico da Catedral de Tui Retábulo na Catedral de Tui

Parque da Alameda

O Parque da Alameda é uma área arborizada que se localiza atrás do Convento de Santo Domingo. No centro do parque se encontra um lago artificial rodeado de banquinhos e postes de iluminação que dão um charme ainda mais especial ao local como pode ser visto na foto abaixo.

Parque da Alameda

Para chegar até o Parque da Alameda será necessário passar pelos Jardins de Troncoso (foto abaixo à direita). Esses jardins ficam onde antigamente se encontravam as muralhas do século XVII e XVIII, e além de belas árvores e flores, contam com um parquinho para crianças e bancos estrategicamente espalhados pelo verde que toma conta do local que são perfeitos para um momento de descanso.

O início desses jardins se encontra no começo/fim do Paseo da Corredera, onde se encontra o Monumento ao Cavalo Selvagem (foto abaixo à esquerda) no local conhecido como a Glorieta de Vigo. Esse monumento é uma obra de bronze em tamanho natural e seu autor, Juan Oliveira, é o mesmo da famosa obra contida na Plaza de España de Vigo.

Monumento ao Cavalo Selvagem Jardins de Troncoso

O Parque da Alameda também conta com um belo anfiteatro ao ar livre como pode ser visto na foto abaixo. Por estar localizado em um dos extremos do parque, o expectador que for apreciar algum evento nesse anfiteatro também contará com uma estupenda vista para o Parque da Alameda como um todo.

Anfiteatro no Parque da Alameda

Mirante

O Mirante do Parque da Alameda é sem dúvida o melhor local para se observar o Rio Minho como pode ser visto na foto abaixo.

Desde o mirante se pode obter incríveis panorâmicas da cidade de Tui, do Rio Minho e da cidade portuguesa de Valença do Minho que se encontra na outra margem do rio.

Mirante de Tui

Vista desde o mirante, nota-se que a Catedral se encontra no ponto mais alto da cidade, tornando-a um símbolo ainda mais imponente para Tui. Além disso, percebe-se como a cidade está localizada em uma região de morro, pois suas construções começam próximas ao nível do Rio Minho e vão subindo até chegar na altura onde se encontra a Catedral.

Vista de Tui desde o Mirante

Passeio Fluvial

O Passeio Fluvial é uma obra que foi realizada recentemente pela Prefeitura de Tui e que tornou a caminhada pelas margens do Rio Minho uma atração mais agradável não apenas para os turistas como também para os moradores que podem aproveitar para praticar atividades físicas no local ou apenas disfrutar das belas paisagens em um dia de sol como pode ser visto na foto abaixo.

Passeio às margens do Rio Minho

Ao longo do Passeio Fluvial, além de uma vegetação que rodeia toda a margem espanhola do Rio Minho, é possível encontrar alguns símbolos típicos da Galícia como o onipresente cruzeiro (foto abaixo à direita) e apreciar a vista para o rio e para a cidade de Valença do Minho que se encontra na outra margem do rio (foto abaixo à esquerda).

Paseio Fluvial de Tui Cruzeiro no Paseio Fluvial

O Passeio Fluvial se extende desde a Marina (foto abaixo) até a área onde se encontrava a antiga muralha. Nos dias de verão é comum observar pessoas andando com suas lanchas pelo rio aproveitando os raros dias sem chuvas na região para passear pelas águas do Minho.

Marina de Tui

Como chegar em Tui?

Trem

A cidade de Tui possui 2 estações de trem: Tui e Guillarei.

Caso sua origem seja a cidade de Vigo, a melhor opção será a Estação Central de Tui já que a linha Vigo-Porto passa pela cidade de Tui e para nessa estação que é a que se encontra mais próxima do centro histórico de Tui. A freqüência do trem é pequena, tendo apenas 1 viagem pela manhã e outra ao fim do dia e o custo da passagem Vigo-Tui é de pouco menos que 3 euros.

Mas caso sua origem seja a cidade de Ourense ou algum pueblo que se encontra próximo a alguma estação da linha Vigo-Ourense-Monforte, a melhor opção será a Estação de Guillarei. Na verdade, Guillarei é uma das 12 paróquias de Tui e sua estação se encontra a uns 4 km distante do centro histórico de Tui. Existe apenas 3 freqüências diárias em cada sentido, sendo 1 no começo do dia, outra no começo da tarde e mais uma no começo da noite.

Estação de Trem de Guillarei

Um dado curioso é que a Estação de Guillarei ficou marcada para a cidade pois foi através dela que se realizou a primeira e única visita de um rei espanhol a cidade de Tui.

Ônibus

A empresa ATSA possui uma frota de ônibus com linhas que fazem o trajeto Vigo-Tui-Vigo regularmente. A freqüência depende do horário e da estação do ano (horários de pico e verão possuem maior freqüência), mas de toda forma, haverá no máximo 1h de intervalo entre os ônibus e a duração da viagem será de 45 minutos aproximadamente, tornando o ônibus o melhor meio de transporte para aqueles que desejam conhecer Tui a partir de Vigo.

O ônibus para em alguns pontos durante o percurso sendo que geralmente (mas não sempre!) existe uma placa com o nome ATSA indicando que ali é um ponto de parada. Além disso, também é possível pegar o ônibus na rodoviária de Vigo. O pagamento é realizado diretamente com o motorista (algo em torno de 3 euros por trajeto).

Vale ressaltar que geralmente o ponto final do ônibus é a cidade de A Guarda, portanto o ônibus apenas para em alguns pontos na cidade de Tui e as pessoas descem. O principal ponto na cidade de Tui fica no Paseo da Corredera que é bem no centro da cidade. De toda forma, o melhor é pedir ao motorista ou a algum outro passageiro avisar quando você deve descer do ônibus para evitar erros.

Quer mais informações?

A prefeitura de Tui possui um site que contém uma seção sobre turismo que vale a visita para aqueles que desejam se aprofundar ainda mais sobre os principais pontos turísticos que a cidade oferece.

Além disso, vale a pena visitar o site de Turismo da Galícia que, entre muitas informações a respeito da região, disponibiliza um folheto em português sobre várias cidades que valem uma visita na Galícia, e é claro que Tui está incluída nessa lista.

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Anônimo disse...

Tui em dialeto local? Qual é esse dialeto?

José Luiz Gonzalez disse...

o dialeto é o galego (uma mistura de português com espanhol falado na Galícia)

Eu digo dialeto mas tenho certeza que galegos devem achar o termo dialeto uma ofensa e consideram o galego uma língua ou idioma... mas isso é mais uma questão de termo: dialeto ou língua, a questão é que o galego é usado na comunicação na região da Galícia.

Anônimo disse...

Buenas tardes,

és possibele tener el contacto de los bombeiros locales de Tui?

Gracias

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...