Cacupé – Florianópolis

Passeio realizado no dia 17/03/2011

Cacupé é um bairro de Florianópolis que está localizado no noroeste da ilha de Santa Catarina e seu curioso nome tem origem no tupi-guarani, cujo significado é verde por trás do morro.

Vista desde a Praia de Cacupé

Cacupé possui uma bela praia na qual é possível avistar o lado continental de Florianópolis, o célebre cartão postal da cidade que é a Ponte Hercílio Luz e a famosa Avenida Beira-Mar Norte com seus prédios. Além disso, Cacupé possui um calçadão ao longo da praia que é perfeito para uma caminhada para apreciar de todos os ângulos as belezas do local.

Rochas da Praia do Cacupé

Assim como outros bairros de Floripa, Cacupé está sofrendo um processo de modernização, mas felizmente ainda é bastante presente a cultura açoriana dos primeiros imigrantes que se instalaram na região. Por exemplo, ainda é comum encontrar pescadores trabalhando em seus barcos ao longo da praia e até saindo para pescar e cultivar ostras.

Rochas da Praia do Cacupé

Mas o melhor de Cacupé é o fato de ser uma área que ainda não foi descoberta pelo turismo de massa. Como se pode ver nas fotos, em um dia ensolarado como poucas vezes aconteceu ao longo do mês de março, a praia estava praticamente deserta (só encontrei 1 pessoa estendida na areia e quando ia embora chegou um grupo de uns 5 turistas cuja placa do carro acusava que eram de Ribeirão Preto).

Mar visto entre as rochas da Praia de Cacupé

Praia de Cacupé e seu calçadão

Uma ótima dica para conhecer Cacupé é incluí-lo num roteiro junto com os bairros de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, já que ambos se encontram na mesma região noroeste de Florianópolis e possuem características em comum como a cultura açoriana, belas praias e um pôr-do-sol dos mais belos que podem ser apreciados na Ilha da Magia.

Praia de Cacupé

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

administrador disse...

ahhh floripa... =P

deisoca disse...

Eita! Q fotos lindas! Parabéns!

Anônimo disse...

Cara, mto bom seu blog!!!
peguei do mochileiros.com
aliás, brother, tb sou de Santos!!!
se der tempo, dê um confere no meu blog tb:
www.viajantemochileiro.blogspot.com

José Luiz Gonzalez disse...

Fala conterrâneo, tudo bom? :D
Que legal que vc gostou do blog...
Quanto ao seu blog, eu já o conhecia... não lembro quando o visitei pela 1ª vez, mas é bem provável que eu tenha lido a parte sobre Patagônia quando me preparava para a viagem... seu blog tb é ótimo!
Abraço!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...