Isla Magdalena: pinguins, muitos pinguins!

Passeio realizado no dia 02/12/2010

Principal motivo para ficar pelo menos 1 dia na cidade chilena de Punta Arenas, a visita a pinguinera da Ilha Magdalena é uma atração imperdível para àqueles que gostam desses bichinhos desengonçados e simpáticos.

Reunião dos pinguins

A Ilha Magdalena está situada a pouco mais de 30 km da cidade de Punta Arenas em pleno Estreito de Magalhães e, juntamente com a Ilha Marta, formam o Monumento Natural Los Pingüinos.

Monumento Natural Los Pingüinos

Os pinguins que habitam a Ilha Magdalena são da espécie Pinguins de Magalhães e estima-se que a ilha possua uma colônia de cerca de 69.000 casais de pinguins!

Em geral, os Pinguins de Magalhães chegam a Ilha Magdalena no mês de setembro e põe seus ovos em buracos que eles mesmo cavam durante o mês de outubro. Após 40 dias de incubação, os filhotes nascem e se tornam independentes durante os meses de janeiro e fevereiro. Já como adultos, os pinguins migram para áreas mais quentes no mês de abril, regressando para a Ilha Magdalena em setembro onde se reinicia o ciclo.

Pinguim de magalhãesPinguim de magalhães

Diversas empresas realizam o passeio para a Ilha Magdalena desde Punta Arenas, mas a Turismo Comapa é a que possui maior tradição na realização desse tour, utilizando sempre uma embarcação de grande porte que garante a segurança de todos durante a travessia pelo Estreito de Magalhães.

O passeio dura em torno de 5 horas, sendo que a travessia pelo Estreito de Magalhães leva em torno de 2 horas e o tempo de visitação na ilha é de 1 hora.

Navio Crux Australis

A princípio pode parecer pouco tempo para visitar o local, mas a ilha é pequena e a trilha demarcada possui uma extensão de apenas 800 metros desde o ponto de desembarque até o ponto final onde se encontra o Farol e um mirante de onde se obtém uma vista geral da ilha repleta de pinguins e rodeada pelo mar do Estreito de Magalhães.

Vista do Farol na Ilha Magdalena

Vale lembrar que esse passeio é realizado apenas entre setembro e abril, já que é durante essa época que os pinguins habitam a ilha com o objetivo de reprodução de sua espécie, migrando para regiões mais quentes durante o inverno.

Além disso, como a Ilha Magdalena se encontra no meio do Estreito de Magalhães, nem sempre é possível realizar esse passeio devido as condições climáticas da região. Logo, esteja preparado para um eventual cancelamento do passeio devido ao fechamento do porto.

Para encerrar o tema pinguim, deixo abaixo um vídeo feito na Ilha Magdalena que dá uma visão legal do local. Aperte play e divirta-se com esses animais engraçados que são os pinguins.

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

CDC - Vila Naval da Barragem disse...

Muito bom seu blog. Fábio Rio de Janeiro - RJ

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...