Punta Arenas – Patagônia Chilena

Capital da Região de Magalhães e Antártica Chilena, Punta Arenas é a principal cidade da Patagônia Chilena.

Punta Arenas está situada às margens do Estreito de Magalhães e foi o principal porto de navegação entre os Oceanos Atlântico e Pacífico até a abertura do Canal do Panamá no começo do século XX.

Punta Arenas

A presença de imigrantes europeus foi uma das características da fundação e povoamento de Punta Arenas, sendo a Croácia o país de origem de muitos dos que chegaram a região. A presença de descendentes croatas é tão grande que se estima que metade da população atual possua essa descendência e a cidade inclusive conta com um monumento em homenagem a imigração croata.

O que fazer em Punta Arenas?

Centro Histórico

A cidade de Punta Arenas possui belas praças e construções com uma arquitetura que lembra bastante os centros históricos de cidades européias.

Principal ponto de referência da cidade, a Plaza de Armas se localiza bem no centro da cidade e possui como referência uma escultura em homenagem ao navegador português Fernando de Magalhães, primeiro europeu a navegar pelo Estreito que banha a cidade de Punta Arenas.

Plaza de Armas Creative Commons License Crédito: Dave Lonsdale

Catedral de Punta Arenas Creative Commons License Crédito: Micah MacAllen

Além da Plaza de Armas, também vale a pena uma visita a Catedral. Também conhecida como Iglesia de los Salesianos, essa igreja foi destruída no fim do século XIX e reconstruída no começo do século XX.

Outra atração do Centro Histórico é o Palácio Sara Braun. Declarado Monumento Nacional, esse palácio foi construído em estilo neoclássico e serviu de residência para a família Braun que teve grande importância para o desenvolvimento da cidade.

Um pouco mais afastado do Centro, outras opção de passeios são o Mirante do Cerro de la Cruz de onde é possível observar toda a cidade e o Estreito de Magalhães desde o alto, e o Cemitério de Punta Arenas que possui belos mausoléus e jardins.

Mirante Cerro de la Cruz Creative Commons License Crédito: Micah MacAllen

Zona Franca

Por estar localizada em uma região remota, Punta Arenas possui uma Zona Franca na qual é possível comprar produtos com isenção de impostos.

Como fica numa área um pouco mais afastada do centro,  a melhor opção para ir até a Zona Franca é utilizar o serviço de um colectivo, que são carros que possuem um trajeto circular definido e cobram uma tarifa única por passageiro (ou seja, uma mistura entre táxi e ônibus).

A Zona Franca é uma grande área onde estão instaladas lojas de todos os tipos, como redes de supermercados, revendas de veículos, lojas de departamento e um shopping no qual se encontra diversas lojas de eletrônicos, roupas, calçados, etc.

Mas não vá para a Zona Franca esperando encontrar preços similares ao que se encontra nos Estados Unidos ou Paraguai. O local realmente possui produtos com melhores preços que o Brasil (aliás, qual lugar não é mais barato que o Brasil?), mas não chega a ter produtos com preços arrasadores.

A melhor dica que posso deixar da Zona Franca é a loja Balfer que vende produtos para os amantes do trekking (muitas pessoas fazem de Punta Arenas um pit stop obrigatório antes de ir a Torres del Paine para comprar equipamentos e roupas na Zona Franca). Lá comprei 1 saco de dormir e 1 bastão de caminhada da marca Doite por um preço bem legal.

Pinguinera

Principal motivo para ir a Punta Arenas, a cidade possui 2 opções para àqueles que desejam conhecer bem de perto os pinguins de magalhães: Ilha Magdalena e Seno Otway.

Pinguinera da Isla Magdalena

A Ilha Magdalena é a principal pinguinera da região e mais detalhes sobre o local pode ser visto diretamente no post: Isla Magdalena: pinguins, muitos pinguins!

Caso não seja possível ir a Ilha Magdalena, a outra opção é visitar a colônia de pinguins do Seno Otway. Apesar de possuir uma quantidade muito menor de pinguins comparado a Ilha Magdalena, ainda assim é possível aproveitar bem o passeio (principalmente para quem nunca viu um pinguim em seu habitat).

Forte Bulnes

Outro passeio nas redondezas da cidade é a visitação do Forte Bulnes. Esse forte está localizado a cerca de 60 km de Punta Arenas e foi fundado em 1843 pelo presidente Manuel Bulnes Prieto com o objetivo de colonizar o sul do Chile e garantir soberania do país na região do Estreito de Magalhães.

Fuerte BulnesCreative Commons License Crédito: Hector Garcia

Um fato interessante é que o Forte Bulnes fica localizado em uma região alta com fortes ventos e, por isso, a população local acabou migrando para uma região com um clima menos inóspito e assim ocorreu a fundação da cidade de Punta Arenas.

Onde ficar em Punta Arenas?

Escolher qual local ficar hospedado em Punta Arenas foi sem dúvida a decisão mais difícil entre todas as escolhas de hospedagens durante a viagem a Patagônia.

Como era uma viagem mochileira, a intenção desde o início era ficar em um hostel. No entanto, Punta Arenas possui muitas casas de família que servem como hospedagem e poucos hostels. Dessa forma, as opções foram poucas e a escolha acabou caindo sobre o hostel El Conventillo.

El Conventillo Hostel

Esse hostel é afiliado a rede Hostelling International e, portanto, segue as regras e exigências necessárias a todos os hostels que são afiliados a rede HI.

A reserva foi efetuada através de contato direto por e-mail, sendo que não foi necessário realizar qualquer pagamento antecipado.

Como pontos positivos, posso citar a forma de reserva, o fato de poder efetuar o pagamento através de cartão de crédito sem taxas adicionais e a localização central (a poucas quadras da Plaza de Armas).

El Conventillo Hostel

No entanto, não nos agradou o banheiro minúsculo do local e a presença de lockers apenas na recepção e não nos quartos.

Mas o pior em minha opinião era que em momento algum me senti num hostel, sendo que esse foi o principal motivo por ter escolhido o El Conventillo e não uma casa de família como hospedagem. É verdade que havia poucos hóspedes no local, no entanto, situações como um jantar romântico entre a staff e o namorado na cozinha do hostel gerava uma situação constrangedora como se o hostel fosse a casa dela (justo o que queria evitar ao ficar em um hostel e não numa casa de família).

O que comer em Punta Arenas?

Assim como na cidade do fim do mundo argentina, Punta Arenas também possui uma culinária similar a seu vizinho, com destaque para o cordeiro patagônico e a centolla.

Para mais detalhes, veja o post Ushuaia: o Fim do Mundo é aqui! que fala com um pouco mais de detalhes sobre esses pratos típicos do extremo sul da América.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...