Salto Grande – Torres del Paine

Passeio realizado dia 04/12/2010

Desconsiderando as já incríveis vistas do Parque Nacional Torres del Paine que se obtém desde o ônibus, o Salto Grande foi a primeira grande atração do passeio.

Se a intenção é fazer o circuito W invertido, o Salto Grande é uma ótima atração a ser visitada antes de embarcar no catamarã que fará a travessia do Lago Pehoé, já que se encontra a apenas 10 minutos de caminhada desde a Guarderia Pudeto que é a penúltima parada do ônibus dentro do Parque Nacional Torres del Paine.

Salto Grande

A água que flui com grande força pelo Salto Grande em direção ao Lago Pehoé se origina no Lago Nordenskjöld. Esse lago é alimentado pelo Rio Paine que, por sua vez, nasce do degelo do Glaciar Dickson.

As águas do Salto Grande apresentam essa coloração verde hipnotizante devido a grande presença de mineiras das rochas do Glaciar Dickson que são levados pela água de degelo.

Após a queda, água corre em direção ao Lago Pehoé

Uma curiosidade triste sobre essa incrível queda d'água é que ela desaparecerá no futuro. Estudiosos chegaram a essa conclusão pois existem 2 tipos de rochas que compõem a base desse salto, sendo uma rocha dura na parte alta e uma rocha mais fraca na parte baixa, como pode ser visto na foto abaixo de uma das placas presentes no Salto Grande.

Devido a zona de turbulência no local onde ocorre a queda d'água, a rocha vai se deteriorando e sendo levada pela água pouco a pouco, diminuindo assim a altura do Salto Grande até ficar numa altura na qual a queda será tão pequena que se tornará no máximo um Salto Chico.

Placa informando o futuro do Salto Grande

O Salto Grande é um dos melhores lugares para se conhecer dentro do Parque Nacional Torres del Paine e, caso possua mais tempo, vale a pena aproveitar e caminhar um pouco mais até o Mirador Los Cuernos que fica a 1 hora do Salto Grande e possui uma incrível vista do Lago Nordenskjöld com os Cuernos del Paine ao fundo.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Camila Navarro disse...

Há poucos dias eu estava lendo o Fórum Mochileiros em busca de informações sobre Torres de Paine e vi umas publicações suas por lá. Até entrei aqui para ver se você já havia postado algo. Agora já até coloquei no Google Reader para não perder nenhum post! Pena que não consegui convencer meu marido a fazermos o Circuito W... :(

José Luiz Gonzalez disse...

Oi Camila!

É verdade... eu escrevi um relato no Mochileiros sobre a viagem logo que voltei mas estou escrevendo vários posts aqui no blog com mais detalhes...

É realmente uma pena vc não ter conseguido convencer seu marido a fazer o W... mas quem sabe vc não o convence a fazer pelo menos algumas pernas do W como o trekking de 1 dia ao Glaciar Grey e outro dia as Torres del Paine??

Na minha opinião, o mais difícil do trekking é carregar o mochilão durante o percurso, mas fazer caminhadas apenas com uma mochila de ataque é bem tranquilo e fazer essas trilhas que te indiquei permite isso!

Bjos!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...